Perguntas Frequentes

SOBRE EMPREGOS

Como concorrer às vagas de empregos ?

R – É desejável que você compareça à FUNTRAB, com RG, CPF e Carteira de Trabalho, à Rua 13 de maio, 2.773, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. Não recebemos currículos por este ‘Fale Conosco’, e-mail ou cadastros por telefone.

Os serviços da Funtrab são pagos ?

R – Não, todos os serviços da Funtrab são gratuitos.

É preciso agendar para ser atendido na Funtrab ?

R – O agendamento é feito por ordem de chegada. O trabalhador retira uma senha na recepção com o horário de atendimento agendado. As senhas são distribuídas para serem atendidas a cada hora. Esse sistema traz mais tranquilidade para o trabalhador, diminuindo as longas filas e garantindo o atendimento no horário normal de expediente até as 17h30. A Funtrab atende de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30(EMPREGOS) e das 13h30 às 17h30 (SEGURO-DESEMPREGO), na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro.

Como usar o aplicativo SINE FÁCIL para concorrer às vagas de empregos ?

R – Na primeira vez, é necessário comparecer na Funtrab (ou em uma das Casas do Trabalhador) a cada 3 meses ou quando necessitar de atualização de endereço, celular, escolaridade, etc. Acesse o passo-a-passo para obter mais informações: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/. Para você que já se cadastrou na Rede SINE do Ministério do Trabalho e  baixou o aplicativo, terá acesso a diversos serviços do SINE. Pesquise e concorra a vagas de emprego. Através do aplicativo você poderá, a qualquer momento, pesquisar e concorrer a vagas de emprego disponibilizadas no sistema SINE. Todas as informações a sua mão, fácil e sem complicação. Não se esqueça de que para consultar vagas de emprego é necessário ter o seu currículo cadastrado/atualizado na Funtrab ou nas Casas do Trabalhador no interior do Estado.

SOBRE CARTEIRA DE TRABALHO

A Funtrab emite a Carteira de Trabalho ‘física’(papel) ?

R – A emissão da Carteira de Trabalho física(papel) foi suspensa. É preciso baixar o aplicativo ‘CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL’.

Como baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ?

R – Basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/  . E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal. Dúvidas ? Ligue 135 para obter a senha provisória.

 

Como requerer o Seguro-Desemprego ?

R – Baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim que receber a documentação, 7 dias após a dispensa para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br) e clicar em “Quero me cadastrar”, basta ir em “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso. Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone, e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária. Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação online for concedida automaticamente, informará a emissão das parcelas acontece em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer à Funtrab (ou Casa do Trabalhador) e levar os todos os documentos recebidos pela empresa empregadora incluindo os três últimos holerites, documentos pessoais, Carteira de Trabalho. Caso a Carteira for virtual(digital)basta declarar no ato do atendimento.

A Funtrab disponibiliza o telefone 3320-1400 para orientações, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.