Campo Grande (MS) – Com ações de capacitação dentro dos arcos Alimentação e Vestuário, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), irá atuar diretamente na geração de emprego e renda das famílias atendidas na unidade Ruth Cardoso do Rede Solidária, localizada no Bairro Dom Antônio, na Capital. Com a inauguração da unidade, hoje (13) pela manhã, a previsão é que mais de 700 pessoas sejam capacitadas nos próximos meses pelo projeto Tecendo Renda e Pão & Sonhos.
“Nossos cursos vão envolver as pessoas beneficiárias do Programa Vale Renda (PVR) e que utilizarão essa unidade do Rede Solidária para as capacitações. Vamos trabalhar com, por exemplo, cursos dentro da área de costura e do vestuário, como a panificação”, explica o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta. O diretor lembra ainda que as pessoas capacitadas serão preferencialmente encaminhadas ao mercado de trabalho próximo de suas residências ou ainda orientadas na formação de cooperativas e acesso ao microcrédito disponibilizado pela instituição. Outra boa notícia é que todo o alimento produzido diariamente pela padaria do curso já está com a venda garantida para mercados da região.
Dona Edna compareceu e levou sua neta para a inauguração da unidade do Rede Solidária
Apaixonada por costura, a dona de casa e avó de três netos, Edna Verão, 58 anos, vê na implantação dos cursos pela Funtrab na unidade Ruth Cardoso uma oportunidade de melhorar sua renda e ainda se aperfeiçoar no que mais gosta de fazer. “Eu acredito que quanto mais opções tivermos de melhorar nossa vida, melhor é para todos da região. Os jovens vão poder ocupar a cabeça e ainda aprender uma profissão ao invés de mexerem com coisa errada. Quem sabe dai não podem surgir novos confeiteiros, padeiros e costureiros, pessoas de bem”, conta.
Técnicos da Funtrab que trabalharão permanentemente na unidade irão orientar diariamente as pessoas que procurarem o projeto com informações sobre o microcrédito e sua utilização.
Rede Solidária
Com sete módulos de atuação, o projeto busca integrar a família para construção de bases sólidas e de emancipação socioeconômica. Entre os módulos estão: Educação, Cultura e Esporte; Esporte Cidadão; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; Horta Orgânica e Trabalho e Renda. A unidade Ruth Cardoso está localizada na Rua Adelaide Maia Figueiredo, 1879, no Bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande.
Texto: Leomar Alves Rosa (Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Magna Melo e Leomar Alves Rosa