Ações marcam o Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 5, 2016 as 12:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em alusão ao “Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” (6 de outubro), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (Comcex/MS) divulga agenda com as atividades importantes que visam sensibilizar e mobilizar a população para o enfrentamento e combate desse tipo de violência.

livro-comcex

Neste ano, entre as ações previstas estão, a divulgação do panfleto da Campanha que será veiculada por meio das mídias sociais, como: facebook, whatsApp e outros meios eletrônicos; apresentação sobre o tema aos deputados estaduais durante sessão da Assembleia Legislativa motivando-os a participarem dessa luta; e o lançamento do livro “Infâncias Escoadas – Estudos no Setor Sucroalcooleiro nas Fronteiras e na BR-163”, do Comcex-MS, editado com apoio institucional da Escola de Saúde Pública de MS, Ministério Público do Trabalho da 24ª Região e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Denúncia

A Sedhast reforça que em casos de denúncia há vários canais que podem ser utilizados. Pelo telefone no 0800-647-1323 ou o Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) e os Conselhos Tutelares. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante. 

Pioneiro

Mato Grosso do Sul é pioneiro em articular políticas públicas para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, em 1995 construiu o Plano Estadual de Ações Integradas para o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, enquanto que o Brasil teve seu Plano Nacional construído cinco anos depois.

O Estado foi o primeiro a constituir o Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (Comcex/MS) para fomentar e monitorar o Plano Estadual, sendo o primeiro Estado à instituir o “Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Acesse a programação CLIQUE AQUI

Abaixo segue o link do livro “Infâncias Escoadas – Estudos no Setor Sucroalcooleiro nas Fronteiras e na BR-163”:

http://www.uems.br/assets/uploads/editora/arquivos/1_2016-09-14_18-27-47.pdf

Solange Mori (Sedhast)

Foto: divulgação

Publicado por: Claudia Yuri

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.