Casa de Qualificação da Funtrab inicia cursos de qualificação na Capital

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, agosto 5, 2019 as 10:46 | Voltar

Campo Grande (MS) –  No atual cenário econômico do país, muitas pessoas se deparam com dificuldades de recolocação no mercado de trabalho, e a maioria é por falta de qualificação. Pensando nessas pessoas, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), por meio da Casa de Qualificação, reinicia nesta segunda-feira(05.08), com 560 inscritos, seis cursos iniciais(Atendimento de Qualidade, Auxiliar Administrativo, Desenvolvimento Pessoal, Educação Financeira, Amigurumi e Cabeleireiro Básico), nos arcos ocupacionais Administrativo, Artesanatos e Beleza.

No intuito de dar respostas rápidas e práticas a esta carência de mão de obra qualificada, a Funtrab, propõe a realização de cursos básicos de curta duração, o que pode ser um upgrade na carreira do trabalhador, que pretende adquirir maior conhecimento em curto período de tempo, bem como, o baixo custo para os cofres públicos do Estado assim como outras formas alternativas de geração de renda, contribuindo com o fortalecimento da economia do Estado.

“Hoje entramos num novo tempo na Casa de Qualificação Profissional, com o incentivo direto do nosso diretor-presidente Enelvo Felini, que não tem medido esforços em buscar parcerias, e estamos felizes como equipe por atender a população diretamente. O Mato Grosso do Sul, responsável como demandante de qualificação social e profissional e empenhado em resgatar a mão de obra qualificada e ao mesmo tempo promover a melhoria da qualidade de vida da sua população, não medirá esforços em continuar investindo nos cursos de qualificação,” comemora a coordenadora de Qualificação da Funtrab, Pollyaneh de Oliveira.

Com a presença da secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho(Sedhast), Elisa Cleia Nobre e o diretor-adjunto da Funtrab Clistiano Fernandes, Enelvo Felini enfatiza a preocupação do Estado em manter o 1º lugar no acumulado do ano na geração de empregos formais(de junho/2018 até junho/2019, segundo dados do Caged). ”O objetivo do Governo do Estado é qualificar o trabalhador, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e isto está fazendo com que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para essas mudanças que ocorrem quase que diariamente. A qualificação profissional surge como uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional. Nunca é tarde para buscar o saber”, pontua o diretor-presidente.

Casa de Qualificação - A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), vinculada à Sedhast, criou a Casa de Qualificação em 10 de dezembro de 2015, situada à Rua 7 de setembro, 912 (entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, no centro), cujo público é direcionado aos desempregados e/ou empregados sob risco de desocupação; trabalhadores beneficiários do Seguro-Desemprego; trabalhadores beneficiários dos programas sociais; jovens que buscam emprego, ocupação e renda; empreendedores, artesãos e autônomos. A idade mínima é de 16 anos completos e a escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso.

O projeto surgiu diante da necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado. A intenção é de aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado do trabalho e outras formas de geração de trabalho e renda; aperfeiçoar e atualizar conhecimentos de novas tendências e tecnologias de atividades no mercado do trabalho.

 

 

Cláudia Yuri(Fundação do Trabalho de MS)

Fotos: Luiz Valney(Xuxa)

Publicado por: Claudia Yuri

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.