Campo Grande(MS) – Nesta quinta e sexta-feira(28 e 29.11), ocorre o “Seminário da Rede de Atendimento do Sistema Nacional de Emprego(Sine)”, em Brasília/DF.
O diretor-presidente da Funtrab Enelvo Felini e a coordenadora de Trabalho Cláudia Bérgamo participam do evento realizado no auditório na Esplanada dos Ministérios, cujo objetivo é a reformulação do novo Sine, baseada nas diretrizes de eficácia, eficiência e efetividade.
Nesta manhã, a coordenadora de Operação e Atendimento Ivana Zillig ministra sobre a Lei 13.667 que trata sobre o Sine, evolução, diretrizes, princípios, unidades de atendimento, governança da política, conceitos, Base Legal, vigência, metas/indicadores, financiamento, tipos de adesão e PAS.
A partir das 13h30, haverá a apresentação da Plataforma Mais Brasil pela diretora do Detru Regina Lemos e pelo coordenador-geral da Plataforma Tecnológica José Neto. Depois, Ivana Zillig discorrerá sobre abertura e fechamento dos postos de atendimento do Sine e sobre pesquisa de experiência do usuário, realizada no âmbito do Sine.
Já na sexta-feira(29.11), a partir das 9 horas, está programada abertura com o coordenador-geral do Sine Pedro Lucas, depois Mariana Eugênio, do Observatório do Mercado de Trabalho abordará sobre painel de monitoramento da SPPE e a coordenadora de Colegiados Suely Barroso sobre instituição e funcionamento dos Conselhos Estaduais de Trabalho. O coordenador Amilton Lobo falará em seguida sobre as inovações tecnológicas para a intermediação de mão de obra e o coordenador de Operação e Atendimento sobre canal de comunicação da Rede Sine: diálogos temáticos.
A partir das 13h30, o tema principal será a intermediação de mão de obra e o Programa Emprega Brasil envolvendo o papel do Sine frente à realidade digital, a IMO e o programa Emprega Brasil.
E por fim, a expectativa é de que em 2020 haja a implantação da modernização tecnológica nas unidades da Funtrab, com serviços totalmente digitais.
Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)