A diretora-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Marina Dobashi, recebeu a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Borges Monteiro Cassiano, em uma reunião para o fortalecimento de ações conjuntas voltadas à qualificação profissional e à promoção da empregabilidade no Estado.
O encontro, realizado nesta segunda-feira (09/09), teve como principal objetivo discutir novas parcerias entre as duas instituições, ampliando as oportunidades de capacitação para a população sul-mato-grossense.
Durante a reunião, foram debatidas estratégias para alinhar as ofertas de cursos de qualificação às demandas do mercado de trabalho, promovendo uma conexão direta entre a qualificação dos trabalhadores e as necessidades dos empregadores. A cooperação entre a Funtrab e o IFMS visa fortalecer iniciativas que possibilitem o desenvolvimento de habilidades essenciais para a inserção dos trabalhadores em diversas áreas produtivas, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.
Vinculada à Semadesc(Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Funtrab é órgão responsável pela gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul e tem por objetivo integrar as ações de atendimento aos trabalhadores e empregadores, em favor da inclusão social por meio do trabalho.
Marina Dobashi destacou a importância de parcerias com instituições de ensino como o IFMS para expandir o alcance dos programas de qualificação profissional no Estado. “A união de esforços entre a Funtrab e o IFMS é essencial para criar oportunidades que ajudem a transformar a vida das pessoas por meio da educação e do emprego”, afirmou a dirigente.
O IFMS é uma instituição pública federal que oferece educação profissional, científica e tecnológica em diferentes modalidades de ensino. Vinculado à Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A reitora Elaine Cassiano reforçou a relevância do diálogo contínuo entre o Instituto e as entidades governamentais. “O IFMS está comprometido em alinhar as ações de qualificação dos IFMS no Estado com as Casas do Trabalhador do interior com cursos que atendam às necessidades do setor produtivo, preparando a população para os desafios do mercado de trabalho”, ressaltou.
A intenção é formalizar um termo de cooperação entre as duas partes e com a formalização dessa parceria, espera-se que novos programas sejam implementados, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul e para a melhoria da empregabilidade no Estado.
Cláudia Yuri, Funtrab