Nesta quinta-feira(04/07), a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Funtrab(Fundação do Trabalho de MS) e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) assinam termo de cooperação para realização de cursos de qualificação do programa ‘MS Qualifica’ para artistas e agentes criativos.
Essa parceria visa a oferta de cursos que possam ser desenvolvidos na área de Economia Criativa, atendendo às demandas do mercado de trabalho criativo, ampliando as perspectivas de emprego e qualificando a mão-de-obra artística.
O programa “MS Qualifica” foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc, em maio de 2023, com o objetivo de capacitar mais de 13 mil pessoas, oferecendo cursos de qualificação técnico-profissional gratuitos, ministrados por entidades do Sistema S (Sebrae, Senar, Senac e Senai). O intuito é de melhor qualificar o trabalhador em busca de uma vaga no mercado de trabalho, impulsionando a geração de emprego e renda no Estado de Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes na reunião: Bruno Bastos (secretário executivo de Trabalho e Qualificação Profissional da Semadesc); Marina Dobashi (diretora-presidente da Funtrab); Rony Oliveira (diretor de Qualificação Profissional /Funtrab); Dr. João Cláudio (Procurador PGE/Setesc); Luciana Azambuja Roca(EC/Setesc); Luiz Eduardo Rocha (diretor de Relações de Emprego e Atendimento ao Trabalhador /Funtrab) e Maria Virgínia Américo(diretora de Economia Solidária e Fomento ao Empreendedorismo/Funtrab).
Em outubro de 2023 foi lançada uma nova etapa do Plano de Qualificação Profissional para a Inclusão, Produtividade e o Emprego no Estado de Mato Grosso do Sul, cabendo à Funtrab a definição de estratégias e diretrizes para a contratação e execução dos cursos, nas áreas da indústria, comércio, serviços e meio rural, dentro da política de empregabilidade e geração de renda.
Economia Criativa
Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. Segundo dados do Observatório do Itaú Cultural, a economia criativa representa 3,11% do PIB do Brasil e 0,82% do PIB do Mato Grosso do Sul, mas é um setor em expansão que apresenta um enorme potencial de transformação e inclusão socioeconômica.
Para o secretário da Setesc Marcelo Miranda, a iniciativa vem demonstrar, na prática, que a cultura é um importante instrumento para criação de empregos e geração de renda, promovendo a inclusão social enquanto valoriza a diversidade cultural sul-mato-grossense, ao tempo em que a parceria promove a diversificação da matriz econômica do Estado. “Com esses cursos, esperamos contribuir na qualificação dos artistas e agentes criativos, impulsionando o desenvolvimento do setor no Estado”, avalia.
A diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi adianta que já estão aprovados e disponíveis alguns cursos. “ A partir do mês de agosto, os seguintes cursos serão ministrados pelo Senac, todos com carga horária de 8 horas/aula, a depender da formação de turmas com no mínimo, 20 alunos”, afirma.
Confira os cursos:
- Economia criativa: estratégias para acesso a editais e incentivos fiscais;
- Gestão financeira para negócios criativos;
- Formação de preço para produtos e serviços criativos;
- Identidade visual para empreendimentos criativos;
- Marketing digital e redes sociais para negócios criativos
- Introdução ao empreendedorismo criativo;
- Relacionamento com o cliente e experiência ao consumidor;
- Fotografia de bolso: fotografe, edite e compartilhe com o celular.
Interessados podem obter mais informações com a Sra. Faeza Silva (Superintendência de Economia Criativa), pelo fone (67)3316-9320.
Com informações da Setesc
Cláudia Yuri, Funtrab