Campo Grande(MS) – Na manhã desta quarta-feira(30.10), a Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) realizou a solenidade de abertura do Dia D, com autoridades, 28 empresas participantes e mais de 200 vagas disponíveis para Pessoas com Deficiência(PcD’s).
O evento é realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Economia (que incorporou o antigo Ministério do Trabalho e Emprego). O objetivo é aproximar os candidatos das vagas existentes no mercado e orientar as empresas para que cumpram a legislação vigente sobre a necessidade de contratarem número mínimo de Pessoas com Deficiência(PcD’s) em seus quadros.
O diretor-presidente da Funtrab Enelvo Felini ressaltou sobre a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, ou seja, a lei de cotas para contratação de deficientes nas empresas que possuam mais de 100 funcionários. ”É de suma importância essa Lei, até setembro deste ano, 527 mil candidatos no Estado estiveram em nossas unidades do Estado em busca de empregos, dentre os quais 4.600 Pessoas com Deficiência”, assegurou.
“O Governo do Estado reafirma seu compromisso de inserção das PcD’s no mercado de trabalho, com dignidade no ambiente de trabalho e qualidade de vida, estamos à disposição para construção dessas políticas públicas”, pontua a secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja Roca, ao representar o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
Neste ato, representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário especial Carlos Alberto de Assis destacou a prioridade da gestão. “A meta do Governo é cuidar das pessoas, procuramos trazer investimentos para nosso Estado e consequentemente, gerar empregos e qualificar essas pessoas. Desejo-lhe que cada candidato saia daqui com o emprego almejado”, finalizou.
Estiveram presentes na solenidade: superintendente regional do Trabalho de MS, Kleber Pereira Silva; juíza do Trabalho(TRT 24ª região) Déa Marisa Yule; auditor fiscal Douglas Firmino Santos; procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho(MPT) Celso Henrique; diretor-presidente da Funsat Cleiton Freitas Franco(representando o prefeito Marcos Trad); assessora técnica(PcD)do Ministério da Economia(fiscalização)Eliene Rodrigues de Souza; coordenadora do Trabalho do CEESPI/SED Franciele Freitas; coordenador de apoio à Pessoa com Deficiência David Marques; secretário adjunto da Sedhast Adriano Chadid Magalhães; secretária especial adjunta da Cidadania Maria Thereza Trad, dentre outras autoridades.
Cláudia Yuri(Fundação do Trabalho de MS)
Fotos: Luiz Valney (Xuxa)