Campo Grande (MS) – Para o benefício dos servidores públicos estaduais, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) oferece aos servidores o “Projeto Qualidade de Vida do Servidor” com várias atividades, dentre elas, ciclo de palestras, testes e avaliação psicológica, com conscientização e orientação. As palestras acontecem sempre às sextas-feiras com dois horários às 12h e às 16 horas, na sede da Funtrab.
O intuito é elucidar as causas, sintomas, consequências do stress no ambiente de trabalho e a importância da mudança do estilo de vida para obter saúde emocional, física e profissional. Esse projeto visa à melhoria da qualidade de vida e o aumento da motivação e satisfação dos servidores.
De acordo com a psicóloga da Funtrab, Giseli Oliveira o stress e a depressão são as doenças que mais afetam as pessoas neste século, e possui efeitos físicos e psicológicos, mentais e hormonais, e com características somáticas e psicológicas.
Esse projeto visa detectar e prevenir os itens citado acima, para que os servidores não sofram as consequências físicas do stress, com doenças comuns, tais como: problemas gastrointestinais, respiratórios, cardiovasculares, dermatológicas e imunológicas, dentre outras.
A servidora, Silvia Medeiros está animado com o projeto, “participei de duas palestras e gostei muito, pude detectar alguns sintomas do stress que eu desconhecia, como a perda de sono e a ansiedade por exemplo. Essas ações servem para ajudar os servidores”, declarou Medeiros.
O projeto foi elaborado pelo setor de serviço social da Funtrab, que possui uma equipe composta por duas assistentes sociais e uma psicóloga, e teve inicio no mês de junho, a primeira etapa foi realizada com a palestra “Stress” e a segunda “Stress no Trabalho”, e com testes e avaliações, a próxima etapa será com outra palestra e o resultado das avaliações.
Magna Melo (Fundação do Trabalho de MS)