Nesta terça-feira(17/09), a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi realizou reunião com o superintendente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul(SRTE/MS), Alexandre Morais Cantero, para alinhar a organização das conferências públicas de economia solidária no Estado.
Durante o encontro foram discutidas providências urgentes sobre o projeto de execução, alinhamento com o Fórum Estadual de Economia Solidária, comissões, estimativa de pessoas no interior e na Capital, limite do número de vagas, transporte, hospedagem e alimentação, dentre outros tópicos.
As conferências públicas são instrumentos democráticos e privilegiados de participação ativa da sociedade nos debates de temas importantes da vida das pessoas e que oferecem subsídios para a construção de políticas públicas em diversos temas de interesse social.
Na oportunidade, foi levantada a proposta da transversalidade da Conferência e a necessidade em contemplar outras secretarias(Cultura, Economia Criativa, Agricultura Familiar, Artesão) para abrir uma participação mais democrática). Sobre este assunto, o superintendente Alexandre Cantero, experiente advogado que possui comprometimento com a defesa dos direitos dos trabalhadores, explana a importância das conferências numa só pergunta: “o que é a sociedade, se não puder conjugar os diferentes interesses ? “, fundamenta.
No Brasil, de 2006 até 2014, foram realizadas três conferências de economia solidária. Nelas foram aprovados fundamentos e princípios e a identidade da economia solidária enquanto estratégia e política de desenvolvimento. Foram também aprovados Programas e ações para o marco jurídico, crédito e finanças solidárias, produção e comercialização, formação, comunicação, entre outras. Esta Conferência busca recuperar o processo de construção democrática participativa da política de economia popular e solidária que subsidiará a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária pelo Conselho Nacional e dar mais um passo decisivo na afirmação de uma política pública de economia popular e solidária em âmbito nacional.
Cláudia Yuri, Funtrab