Campo Grande (MS) – São 782 Carteiras de Trabalho que não foram retiradas desde janeiro de 2015. Portanto, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) comunica aos trabalhadores que solicitaram a emissão de Carteira de Trabalho para realizar a retirada do documento. Somente o próprio titular, com o protocolo, RG ou CPF é que pode retirar o documento.
A atual Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida por meio informatizado, é valorizada devido à segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas. As mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte.
A Carteira de Trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria.
Para quem ainda pretende solicitar a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), são necessários os originais do RG; CPF; Comprovante de Residência e Certidão de Nascimento ou Casamento (para comprovação obrigatória do estado civil). Não será aceita a CNH como documento. O prazo de entrega da CTPS informatizada é até 15 dias úteis.
O trabalhador que possui a Carteira de Trabalho antiga não precisa providenciar a sua renovação, pois a antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.
Para retirar a CTPS, os interessados devem comparecer na Funtrab, à Rua 13 de maio, 2773, de segunda a sexta, das 07 às 17h30 e se dirigir ao setor de Carteira de Trabalho.
Cláudia Yuri – Fundação do Trabalho de MS(Funtrab)