Campo Grande(MS) – Nesta quarta-feira(16.08), a Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) realizou a quinta e penúltima ação do projeto “Funtrab na Comunidade”, no santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O Projeto ‘Funtrab na Comunidade’ visa aproximar os serviços oferecidos à população, com o intuito de facilitar o acesso aos trabalhadores que necessitam de ajuda. Desde o dia 12 de julho até o momento, foram promovidas cinco edições do projeto, totalizando 515 atendimentos realizados.
Mudar de carreira representa mergulhar em algo novo, o que exige muita coragem e dedicação. Mudar de carreira temporariamente também pode ser uma única alternativa no momento. É o caso da enfermeira Maria Aparecida Lanzoni da Silva, de 35 anos. Há um ano desempregada, graduada em Enfermagem há sete anos, com o curso financiado pelo FIES, atuava na área pela Fiocruz e após o encerramento do contrato, trabalhou como cuidadora de idosos. Foi encaminhada pela Funtrab para uma vaga de recepcionista de consultório. “Tive conhecimento da ação pela TV, mas já frequentava a novena há três semanas com o firme propósito de obter um emprego. Tenho muita fé em ser contratada, mas ainda pretendo voltar a atuar minha área de graduação”, afirmou a candidata.
A moradora do Parque do Sol Roseli Oliveira, 52 anos, é beneficiária do Bolsa Família, mora sozinha e está desempregada há cinco anos. Católica não praticante, não frequenta novenas e mesmo após a pandemia, não conseguia ser encaminhada para as oportunidades de interesse, então realizava faxinas semanalmente em várias residências. “Mesmo sem frequentar igrejas, tenho fé e esperança em conseguir um emprego com Carteira assinada ‘, ressalta a diarista. Roseli foi encaminhada para uma das 122 vagas de auxiliar de limpeza oferecidas pela Fundação.
As oportunidades surgiram também para jovens universitários realizarem seus sonhos, portanto é fundamental fazer uma escolha que esteja relacionada aos objetivos de vida. O acadêmico do curso de Psicologia Matheus Venâncio de Carvalho Rosa, mora com os pais no bairro Amambai, está há oito meses desempregado e às vezes, frequenta cultos em igrejas evangélicas. Foi encaminhado para concorrer à vaga de auxiliar administrativo. “Gostei muito do atendimento daqui, faço diariamente minhas orações para conseguir um emprego. Pretendo ter independência financeira, economizar dinheiro para poder viajar “, revela o jovem.
A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), se empenha em integrar as ações na área do trabalho mais especificamente, na formulação e execução de Políticas Públicas de amparo ao trabalhador desempregado, geração de emprego e renda, melhoria das relações do trabalho, elevação da qualidade dos empregos existentes e qualificação social e profissional.
O diretor-presidente da Funtrab Ademar Silva Júnior destaca a necessidade de criar um ambiente favorável para a geração de empregos e parcerias para fortalecer a economia local e proporcionar melhores condições de vida para a população. ‘O trabalho dignifica o homem e o desemprego abala a dignidade das pessoas e a autoconfiança. A esperança é ter forças para tentar outra vez. Independentemente de crenças ou religiões, ter fé e esperança, é ter a coragem de criar expectativas positivas’, recomenda Ademar Jr.
E na próxima quarta-feira(23.08) será a última edição que Funtrab realizará no santuário Perpétuo Socorro, das 13 às 17 horas no Centro de Atendimento ao Devoto – CAD.
Texto: Cláudia Yuri, Funtrab
Fotos: Dácio Carvalho, Funtrab