Nesta quinta-feira (08/08), a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) e a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) dão início ao recadastramento dos 50 mil beneficiários do programa Mais Social.
O recadastramento é uma medida importante para manter a eficiência e a eficácia do programa, que oferece suporte social e econômico a famílias em situação de vulnerabilidade. As etapas de atualização serão realizadas progressivamente, com a intenção de alcançar todos os beneficiários até 31 de dezembro de 2024.
O objetivo consiste em dar oportunidade de mobilidade social com a qualificação profissional e acesso ao ensino por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação). Todos os 79 municípios do Estado. Conforme a demanda, a Funtrab oferecerá os cursos de qualificação.
A diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi explana a parceria. “Entendemos que o trabalho é o maior programa de inclusão do mundo porque através dele é conquistada toda a mobilidade social, recursos financeiros e bens materiais. Queremos ofertar a todos os cidadãos assistidos pelo Mais Social a oportunidade de qualificação, pois a Funtrab possui 800 títulos de cursos de qualificação nos 79 municípios de MS. Buscamos construir ‘a quatro mãos’ junto à Semadesc, cumprindo as diretrizes da política pública de trabalho, emprego e renda, levando até aos cidadãos todo o conhecimento, capacitação e toda a clareza para escolher sair da vulnerabilidade social para ter uma vida de qualidade, digna para suas famílias”, explica a dirigente.
Esta atualização, que ocorrerá em etapas ao longo do ano, visa garantir que as informações dos assistidos estejam atualizadas e em conformidade com as necessidades atuais.
O recadastramento é uma oportunidade para que os beneficiários atualizem suas informações pessoais e financeiras, garantindo que o programa continue a atender adequadamente aqueles que realmente necessitam do apoio oferecido.
Cláudia Yuri, Funtrab