Nesta semana, equipes da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), Coetrae/MS(Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo), IDH/MS (Instituto de Direitos Humanos), em parceria com o MPT/MS (Ministério Público do Trabalho) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria e Muitos Capões(STR), realizam visitas às empresas e lavouras de maçã no município de Vacaria/RS.
Essa ação tem como objetivo principal verificar as condições de trabalho nas lavouras de maçãs da região e também garantir que os direitos dos trabalhadores indígenas sejam respeitados, promovendo um ambiente de trabalho seguro e justo. Trata-se do cumprimento da parceria firmada em 2015 com MPT/MS, Funtrab e MTE em acompanhar os trabalhadores indígenas intermediados pelas Casas do Trabalhador dos municípios de Iguatemi, Amambai, Aquidauana, Caarapó, Miranda e Ponta Porã. Atualmente, Vacaria/RS é o município que mais emprega os indígenas e é referência no cultivo de maçãs no Rio Grande do Sul.
O trabalho dos indígenas consiste em duas etapas: primeiro a poda e o raleio e depois a colheita, seleção e encaixotamento das maçãs. Desde 2015, o Governo do Estado, por meio da Funtrab, cadastra e encaminha os indígenas para as empresas interessadas, que fazem contato para a abertura das vagas e especificação dos critérios, como deslocamento e salário. As empresas responsabilizam-se pela viagem, alojamento, alimentação e pagamento destes trabalhadores.
Durante a semana, essa iniciativa também visa sensibilizar os empregadores sobre a importância de práticas laborais éticas e a promoção dos direitos humanos no campo. Segundo a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi, é fundamental ver as reais condições de trabalho, alimentação e alojamentos destes trabalhadores. “A visita visa acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos indígenas, seu bem-estar e estreitar laços com estas empresas empregadoras”, ressalta a dirigente.
A equipe, composta por Maria Zilda da Silva Lourenço (gerente da rede de atendimento da Funtrab), Maucir Pauletti(presidente do Instituto dos Direitos Humanos – IDH/MS), Eduardo Pereira (representando a Semadesc /COETRAE), José Carlos Pacheco(presidente do Coletivo de Trabalhadores Indígenas de MS) e Sérgio Poleto(presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria e Muitos Capões(STR), visitaram as empresas, alojamentos e condições de trabalho das empresas Perboni, Ermano Varaschin Júnior, Rasip Alimentos Ltda e Campi Frutas.
Cláudia Yuri, Funtrab