Ônibus confortável, com ar condicionado, bem no centro da cidade ? Na busca por promover uma sociedade mais inclusiva e conectada, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria com o SESI, dá início nesta quinta-feira (05/06) a uma ação especial voltada à inclusão digital da melhor idade. Essa iniciativa, que faz parte do Projeto 60+: Inclusão digital para a melhor idade, chega para transformar vidas, oferecendo oficinas semanais gratuitas dentro do Ônibus de Qualificação SESI, estacionado em frente à sede da Funtrab, no centro de Campo Grande.
A iniciativa busca promover a inclusão digital da população idosa, garantindo mais autonomia para que esse público mantenha seus vínculos sociais, foi pensado para trazer benefícios como estímulo às habilidades sociais, promoção de experiências educativas com uso da tecnologia e aumento da qualidade de vida.
Pensando em fortalecer a autonomia, o acesso à informação e as habilidades tecnológicas de quem tem 60 anos ou mais, as oficinas acontecerão todas as quintas-feiras, com duração de uma hora e meia. Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de aprender a manusear smartphones, explorar aplicativos e entender as funcionalidades do WhatsApp — ferramentas essenciais no mundo digital de hoje. Das 14h às 15h30, foi ministrada a oficina ‘Manuseio de smartphones e aplicativos para celular’ e posteriormente, das 15h30 às 17h, oficina sobre ‘Funcionalidades do WhatsApp’.
É o caso do aposentado e atualmente mototáxi, Rafael Cristaldo Ferreira, de 64 anos, que busca sempre fazer cursos porque ‘não aguentar ficar parado’. Ele se inscreveu no programa Voucher Transportador e recentemente, está fazendo exames para realizar a mudança da CNH-categoria D para E. Ele viu o ônibus do Sesi estacionado em frente à Funtrab e resolveu se inscrever. “Achei excelente, achava que o curso era mais difícil, tive um ótimo aprendizado, aconselho as outras pessoas a participarem”, opina o trabalhador.
Há quem procure se atualizar para ‘ocupar a mente’. É o caso do aposentado Mauro Belarmino da Silva, 68 anos, trabalhou 39 anos na Sesop e mora com a irmã na Vila Carlota. Sofreu AVC (acidente vascular cerebral) por 3 vezes e a última ocorrência foi no ano passado. Ao assistir o noticiário da TV Morena, resolveu aproveitar a oportunidade e elogia a iniciativa pela realização de cursos para essa faixa etária, a terceira idade. “A professora esclareceu todas nossas dúvidas, muitos ensinamentos vou botar em prática ao manusear o celular. Pretendo fazer mais cursos quando estiverem disponíveis, como padeiro e confeiteiro. Recomendo que todos procurem atualizar os conhecimentos com o SESI “, afirma o aposentado.
Segundo Marina Dobashi, diretora-presidente da Funtrab, essa ação representa um passo importante na inclusão digital da pessoa idosa. “Queremos garantir que ninguém fique de fora do avanço tecnológico. A inclusão digital é fundamental para que nossos idosos exerçam seus direitos com autonomia, mantenham vínculos sociais e acessem serviços cada vez mais digitais. A Funtrab está de portas abertas para apoiar essa transformação, com ações práticas e parcerias que realmente fazem a diferença na vida das pessoas”, destaca.
Já o superintendente regional do SESI, Régis Borges, acredita que para além da qualificação, o acesso a canais digitais traz a oportunidade dos idosos compartilharem histórias de vida. “Se estamos aqui é porque alguém mais velho nos apresentou valores e ensinamentos. E esse compartilhamento precisa continuar”.
Como participar
Para garantir um atendimento mais personalizado e de qualidade, as vagas são limitadas a 18 participantes por turma, preferencialmente aos interessados que tenham idade a partir de 60 anos.
As inscrições são presenciais e ocorrem somente às quintas-feiras, a partir das 13 horas em frente à Funtrab (Rua 13 de maio, 2.773- Centro), com início da turma às 14 horas, trazer documento com foto e Carteira de Trabalho (física ou digital). Para mais informações, ligar para (67)3320-1411. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado nominal pelo SESI. A iniciativa segue até agosto, com a previsão de ampliar os temas abordados nos próximos meses, sempre com o objetivo de fortalecer a autonomia e a confiança do público 60+.
E para quem busca recolocação no mercado de trabalho, a Funtrab possui vagas de empregos para este público.
Essa parceria entre Funtrab e SESI reforça o compromisso de valorizar a pessoa idosa, promovendo uma sociedade mais justa, conectada e preparada para os desafios do mundo digital. Afinal, a inclusão digital é uma ponte para um envelhecimento mais digno, participativo e cheio de possibilidades.
Cláudia Yuri, Funtrab