Mato Grosso do Sul está bombando no mercado de trabalho em 2025. Dados divulgados nesta segunda-feira, pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostram que de janeiro a maio, o estado criou 20.898 empregos com carteira assinada. Isso o coloca no 5º lugar nacional em crescimento percentual de empregos formais (com alta de 3,12% em relação ao estoque de dezembro de 2024).
Esse saldo positivo mostra que a economia sul-mato-grossense está acelerando e abrindo portas para muita gente.
Maio foi mais um mês de saldo positivo: foram 35.672 admissões e 32.585 desligamentos, com saldo de +3.087 vagas formais. O setor que mais gerou empregos foi o de Serviços, seguido pela Construção Civil e Indústria. Ou seja, tem oportunidade tanto no trampo de escritório quanto no braçal.
Na capital, Campo Grande liderou geral, com 840 novos postos. Mas olha quem surpreendeu: Ribas do Rio Pardo, que mesmo sendo cidade pequena, teve um baita saldo de +244 empregos, um reflexo do crescimento no setor industrial e da movimentação em obras e serviços. Inocência e Aparecida do Taboado também mandaram bem, com saldos de +291 e +203, respectivamente.
Por outro lado, alguns municípios ainda sofrem com mais demissões do que admissões. Costa Rica e Corumbá, por exemplo, registraram saldos negativos. Isso se deve ao fato da sazonalidade de algumas atividades do mercado de trabalho.
“Esses dados reforçam que as políticas de intermediação de mão de obra, qualificação profissional e apoio ao trabalhador têm dado resultado. A Funtrab está cada vez mais presente para apoiar quem busca emprego e também quem oferece”, comenta a diretora-presidente Marina Dobashi.