A Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Iguatemi / Casa do Trabalhador e Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveram o Curso de Depilação em Cera, do Programa MS Qualifica, realizado na semana passada no município.
Neste mês, há inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional em vários municípios do Estado. A ação faz parte do Programa MS Qualifica, desenvolvido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Funtrab. São cursos com direito a certificado e visam atender beneficiários do Programa Mais Social, promovendo qualificação profissional e geração de renda.
O MS Qualifica é uma iniciativa do Governo do Estado do MS em parceria com o Senac MS que visa oferecer mais do que a capacitação profissional; é uma jornada rumo ao crescimento pessoal e profissional.


Ministrado pelas profissionais Balbina Correa Martins (docente) e Raiane Gabriele da Silva Correa, assistente de Coordenação Pedagógica do Senac MS, o curso aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, na segunda-feira (23/06) e contou com a participação de 20 mulheres do Programa Municipal de Primeira Infância de Iguatemi (PMPI) — no caso, mulheres gestantes, lactantes ou em situação de vulnerabilidade cadastradas no CRAS e no Programa Mais Social.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diogo Arcoverde, e o gestor da Casa do Trabalhador de Iguatemi, José Roberto Barros, esses cursos são muito importantes para capacitar as participantes dos programas sociais e, desta forma, melhorar a renda familiar.
Programa Mais Social
O Mais Social é um programa é executado e monitorado pela Superintendência do Programa Mais Social, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead). É um auxílio financeiro pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o objetivo de promover a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, viabilizando o acesso à alimentação básica adequada.
Diante da situação de vulnerabilidade social enfrentada por grande parte desses beneficiários, a oferta do curso contribui para sua emancipação econômica, fortalecimento da cidadania e inserção no mundo do trabalho. A iniciativa também reforça a articulação entre assistência social, educação e desenvolvimento econômico, promovendo inclusão e redução das desigualdades sociais no território.
Cláudia Yuri, Funtrab