Acolher com empatia, escuta e… no idioma certo. Foi com esse pensamento que a servidora Evelin Monteiro, da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), decidiu se matricular no curso de Espanhol oferecido pela Escola Estadual 11 de Outubro, em Campo Grande. Ela e mais nove pessoas receberam a sua certificação na noite de quinta-feira (03), em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal da Capital.
O objetivo de aprender a nova língua? Melhorar o atendimento aos migrantes que passam diariamente pela instituição em busca de apoio para entrar no mercado de trabalho.
“Assim que minha filha, que é a professora do curso, me informou eu já quis fazer minha matrícula. Eu tinha muita dificuldade de atender os migrantes aqui e achei a oportunidade perfeita para melhorar isso”, comenta.
Evelin tem mais de 60 anos e trabalha há 14 na Funtrab e viu uma diferença enorme no atendimento. Agora ela consegue entender o que eles falam e tirar todas as dúvidas.
“A grande maioria vem acompanhado com alguém que fala português, mas sempre que precisa ela consegue traduzir e orientar da melhor forma. Algumas colegas de trabalho me pedem ajuda quando se veem em alguma situação de incompreensão. Recomendo o curso a todos os servidores que lidam com atendimento ao público”, aconselha.
O curso é gratuito, tem carga horária de 300 horas (1 semestre), e é voltado para a qualificação profissional na área de Serviços Turísticos, com foco no atendimento bilíngue em Espanhol e Inglês. Além de fortalecer o currículo de quem busca oportunidades no turismo, hotelaria, eventos e recepção, ele também se mostra uma ferramenta poderosa para servidores públicos que lidam diretamente com o público, como é o caso da Evelin.
Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, iniciativas como essa são fundamentais para promover um atendimento mais humano e eficiente.
“A qualificação da nossa equipe é essencial para podermos atender cada vez melhor a população. Quando uma servidora busca aprender um novo idioma para acolher com mais empatia os migrantes que chegam até a Funtrab, ela reforça nosso compromisso com a inclusão, o respeito e a dignidade no atendimento. Atitudes como essa nos enchem de orgulho e mostram o quanto o serviço público pode fazer a diferença na vida das pessoas”, enfatiza.
A professora do curso, Evelyne Monteiro, explica que realizar o curso é de suma importância para trabalhadores, pois pesquisas mostram que o funcionário que tem um idioma além da sua língua nativa ganha 70% a mais do que aquele que não tem.
“Saber o espanhol é significante, pois a região que moramos é de fronteira e temos a língua espanhola muito frequente. Outro motivo para realizar cursos como esse é se preparar para a expansão de Mato Grosso do Sul. A Rota Bioceânica vai gerar muito emprego e aumentar o fluxo de pessoas que não falam português”, ressalta e completa: “Além disso, a pessoa tem um enriquecimento cultural muito grande. No curso elas aprendem as comidas típicas, músicas e o dia a dia da população que estão estudando”.
Inscrições abertas para nova turma
Se você também quer se qualificar em um novo idioma, as inscrições para a nova turma do Curso de Qualificação Profissional voltado ao serviço turístico em inglês ou espanhol já estão abertas!
O curso é gratuito e oferece certificação ao final. As aulas vão ocorrer na modalidade presencial duas vezes por semana e EAD por três vezes na semana. Para participar é necessária idade mínima de 14 anos e Ensino Fundamental completo.
A pré-matrícula pode ser realizada até o dia 1 de julho através do site https://www.matriculadigital.ms.gov.br/.
As matrículas serão realizadas entre os dias 7 a 11 de julho. Para concorrer às vagas é necessário acessar o site da matrícula digital, fazer a inscrição no https://www.matriculadigital.ms.gov.br/ e preencher o questionário para as opções de espanhol https://forms.gle/eD5jRhA8GqDMG9mM7 ou para inglês https://forms.gle/iNDPtbM3wWbswVGV9.
Em caso de dúvidas presenciais, os interessados podem procurar a coordenação da Escola Estadual 11 de Outubro, localizada na Rua Porto Batista, 29 – Bairro Bonança. Os responsáveis pelo atendimento são a coordenadora Viviane e o diretor Wagner.