Nesta sexta-feira (25/07), às 14 horas, acontece no auditório da Secretaria de Estado de de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação(Semadesc), o tão aguardado lançamento do aplicativo ‘OBCOOP Coleta’, uma iniciativa que promete impulsionar a Economia Solidária no Estado de Mato Grosso do Sul.
O evento contará com a presença de representantes de diversas instituições, gestores públicos, universidades, cooperativas, associações e membros da comunidade, todos interessados em fortalecer a atuação dos pequenos produtores locais.
O OBCOOP Coleta foi desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab). A ferramenta é um aplicativo móvel criado para mapear, organizar e analisar dados de agricultores familiares, catadores, artesãos, feirantes e grupos de economia solidária. Diferente do APP Mercado Solidário, que é voltado ao público em geral para a comercialização de produtos, o OBCOOP Coleta é destinado às instituições que atuam na promoção e fortalecimento desses empreendimentos.
O objetivo principal do aplicativo é facilitar o diagnóstico das unidades produtivas, contribuindo para a elaboração de políticas públicas mais eficientes, ações de inclusão produtiva e o fortalecimento da Economia Solidária. Além disso, os dados coletados podem ser integrados ao Mercado Solidário, ampliando a visibilidade e a certificação dos produtores locais.
Durante o evento, será apresentada a proposta, as funcionalidades e os impactos do OBCOOP Coleta, destacando seu papel na construção de uma rede integrada entre o poder público, universidades, cooperativas e parceiros estratégicos. A iniciativa reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul em apoiar e valorizar os pequenos produtores e fortalecer a Economia Solidária no Estado.
“Esse aplicativo inaugura uma nova fase de coleta de dados e compartilhamento de informações entre instituições públicas: ele permite que várias instituições possam realizar a coleta e atualização dos mesmos dados e informações de modo automatizado e on-line. Assim consegue introduzir um diagnóstico mais preciso das condições de produção de agricultores familiares, artesãos, cooperados da Economia Solidária, da Economia Criativa e outros produtores em geral. Uma ideia pensada em 2022 pelo secretário Jaime Verruck e o reitor Marcelo Turine”, destaca o prof. Alessandro Arruda, coordenador do Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária da UFMS (OBCOOP/UFMS).
Este lançamento marca um passo importante na promoção de uma economia mais inclusiva e sustentável, promovendo o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade. Com o OBCOOP Coleta, espera-se ampliar as oportunidades e a visibilidade dos empreendimentos solidários, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.
Cláudia Yuri, Funtrab