Dando continuidade às ações desenvolvidas para as pessoas com 60 anos ou mais, a Funtrab realizou uma ação na feira livre do Bairro Guanandi no último domingo (20). O objetivo foi divulgar os cursos e vagas destinadas a este público.
A servidora da Funtrab Marilda Inácio, que participou da ação, explicou que foram montadas tendas na entrada da feira e também caminharam entre os feirantes para mobilizar a comunidade para participar.
“Os voluntários distribuíram panfletos que ensinam a denunciar violência contra idosos e se proteger de golpes por ligação ou na internet. Além de receberem materiais com os nossos cursos voltados para eles”, completa.
A ação, que ocorre pela segunda vez em Campo Grande, foi promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorada no dia 1º de outubro.
A expectativa de vida em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, é de aproximadamente 76,4 anos. Esse número reflete o aumento contínuo da longevidade no estado, resultado de avanços em saúde, qualidade de vida e acesso a serviços públicos de qualidade.
Para a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi, as políticas implementadas pela Funtrab e incentiva as empresas a valorizar a experiência dos trabalhadores mais velhos e a promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado.
“O mercado de trabalho para essa faixa etária enfrenta desafios particulares, como o preconceito, mas também apresenta oportunidades, especialmente em setores que valorizam a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo dos anos”, finaliza.
Assessoria de Comunicação da Funtrab
comunicacao@funtrab.ms.gov.br