Campo Grane (MS) – Dentro da política de transversalidade entre as instituições, adotada pelo Governo do Estado, a Agência Estadual de Administração Penitenciário (Agepen) e a Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) estão analisando as possibilidades de desenvolverem ações conjuntas que promovam a qualificação de custodiados, bem como o seu ingresso no mercado de trabalho.
Nesta sexta-feira (31), o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, recebeu em seu gabinete o coordenador de Qualificação Profissional da Funtrab, João Gomes Machado Neto, para discutir a execução de projetos dentro e fora dos presídios. Também participaram do encontro, pela fundação, a supervisora de Convênio do Projeto MS Sustentável, Sueli Plácido e a assessora técnica da Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária, Edna Maria Oliveira do Nascimento; além do diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson de Assis Martins e da chefe da Divisão de Educação da agência, Elaine Arima Xavier Castro.
A proposta é que iniciativas desenvolvidas pela Funtrab atinjam também a população carcerária, com cursos em diferentes áreas no espaço oferecido pela fundação, destinados a internas dos regimes semiaberto e aberto, e com capacitações realizadas nas unidades prisionais, para os que estão no regime fechado, utilizando a estrutura que elas já possuem, como as padarias cozinhas e oficinas de costura. Outras possibilidades que serão analisadas é a disponibilização de espaços na Central de Economia Solidária, na Capital, para comercialização de artesanatos feitos em presídios.
Após a reunião, a equipe da Funtrab foi conhecer espaços disponíveis no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” que poderão ser utilizados como oficinas para cursos, como o salão de beleza das internas, instalado na unidade, onde serão possíveis capacitações de cabeleireiro, manicure, depilação etc.
Keila Terezinha Rodrigues Oliveira (Agepen)