Campo Grande (MS) – Com o objetivo de possibilitar ao indígena empreendedor de Mato Grosso do Sul acesso mais fácil e rápido às linhas de crédito, as pastas ligadas à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Funtrab/Banco Cidadão e Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena se uniram e estão promovendo capacitação de agentes de crédito indígenas que levarão para as aldeias de todo o Estado, informações e formas de acesso ao microcrédito da linha MS Cidadão. Com a parceria, esses indígenas terão o acesso ao crédito facilitado e adequado as suas necessidades de produção como o artesanato e a agricultura familiar.
Para a subsecretária indígena, Silvana Dias, o trabalho nas aldeias, que deve ser iniciado no começo de novembro pela Aldeia Buriti, em Sidrolândia, será de grande importância para seus patrícios. “Nós vamos cadastrar os interessados, que devem ser aqueles com atividades empreendedoras comprovadas, e ainda fiscalizar para acompanhar o andamento e o emprego dos recursos disponibilizados. É um trabalho grande e sério quem vamos desenvolver com nossos indígenas do Estado”, ressaltou. A subsecretária destaca ainda que o fato de os agentes de crédito também serem indígenas irá ajudar muito na hora da comunicação e adesão final aos recursos.
Conforme a diretora do Banco Cidadão, Arlei Coleone, as baixas taxas de juros oferecidas na linha, que chegam no máximo a 1% ao mês, contribuirão para a expansão das atividades de produção nas aldeias, gerando recursos e movimentado a economia de cada localidade. “Estamos capacitando os agentes não somente para oferecer o crédito. Eles também atuarão como instrutores e orientadores nos pequenos negócios até na forma de organização burocrática de cada empreendedor”, disse.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa