Neste sábado e domingo (05 e 06/04), a Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), por meio da Casa do Trabalhador de Iguatemi, atuou no ‘MS em Ação’, na Aldeia Porto Lindo, localizada em Japorã, destinado a atender os indígenas das etnias Guarani e Ñandeva-Guarani.
O evento foi organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) e da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), visa facilitar o acesso a serviços gratuitos, contribuindo para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida dos povos originários.
A moradora da comunidade, Silene Cáceres, aproveitou a oportunidade para emitir documentos para ela e para sua filha de 16 anos. “Estivemos lá, tirei meu documento e também para minha filha. Isso é muito importante para nós, a gente ficou muito feliz. Muitas vezes temos dificuldades de ir à cidade para tirar nossos documentos, mas o pessoal vem até a aldeia. Todos nós agradecemos muito a quem veio ajudar a população aqui da aldeia”, disse ela, grata pela oportunidade.
A Casa do Trabalhador de Iguatemi realizou a intermediação de vagas de emprego do Frigorífico Agroindustrial de Iguatemi, emissão da Carteira de Trabalho Digital e atualização cadastral com emissão do PIS. “Nossa participação foi bastante compensadora, atendemos no sábado (das 8 às 17 horas) e no domingo (das 8 às 14 horas), um total de 290 indígenas”, relata o gestor da Casa do Trabalhador de Iguatemi, José Roberto Barros.
A ação também teve a emissão de documentos como RG, CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, além de casamentos, divórcios, atendimentos médicos e odontológicos, serviços jurídicos e muito mais. Entre os serviços de saúde disponíveis estavam: multivacinação, testes rápidos para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e consultas médicas com orientações de saúde.
“A participação da Casa do Trabalhador em iniciativas voltadas para os indígenas é fundamental para garantir que esses grupos tenham acesso a oportunidades de emprego e capacitação profissional”, explica a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi. Ela reafirma o compromisso da Funtrab em trabalhar em parceria com as comunidades indígenas e outras instituições para criar um ambiente mais inclusivo e igualitário, onde todos tenham a oportunidade de prosperar.
A Casa do Trabalhador de Iguatemi é uma das 35 unidades de atendimento Funtrab, órgão responsável pela gestão das políticas públicas de Trabalho, Emprego e Renda em Mato Grosso do Sul. Vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Funtrab é um órgão público estadual criado com o intuito de atuar como mediadora entre empregadores e trabalhadores, desempenhando um papel fundamental na promoção da empregabilidade e na qualificação da mão de obra sul-mato-grossense.
Cláudia Yuri, Funtrab