Campo Grande (MS) – Na tarde de ontem (01), a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), recebeu a visita do Secretário da Economia Solidária de Maricá (RJ), André Braga, que veio conhecer as instalações da Central de Comercialização de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul (CCES/MS), localizada na Rua Marechal Rondon, 1500, no Centro da Capital.
Em reunião com a Coordenadora de Trabalho e Economia Solidária da Funtrab, Sandy Fontoura, e com a técnica da Funtrab, Edna Nascimento e a gestora da CCES/MS, Claurinda Frauzilio, o Secretário André Braga deixou claro a intenção em copiar o modelo de gestão da (CCES/MS), o mesmo ficou encantado com a estrutura do local.
(CCES/MS)
Reformada e reinaugurada em dezembro de 2013, a Central da Economia Solidária de Mato Grosso do Sul (CCES/MS) proporciona espaço digno de comercialização dos produtos e serviços. A Central nasceu de uma valiosa parceria entre os Empreendedores Econômicos Solidários, Fórum Estadual de Economia Solidária (FEES/MS) e o Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab).
É um centro de referência para todo o Estado, promovendo formação aos seus Empreendedores. Também, divulga e realiza ações para sensibilização do comércio justo e do consumo ético, além de proporcionar espaço para funcionamento da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária. Ao divulgar e realizar ações para sensibilização do comércio justo e do consumo ético, a loja oferece variadas opções para presentes.
A riqueza da diversidade dos segmentos sociais é ressaltada na formação dos seguintes grupos: quilombolas que atuam na produção de rapaduras, melados e queijos; indígenas (das etnias Terena, Kadiwéu, Guarani/Kaiowá) que produzem cerâmica, artesanato, biojoias, cestarias; e os assentados que trabalham na produção de queijos, manteiga, doces, extrativismo, hortaliças e na agricultura familiar.
Além dos produtos expostos na loja, a Central oferece diferentes serviços por meio das Unidades Produtivas: de Costura, que realiza pequenos reparos; de Salão de Beleza; de Assistência Técnica em Informática; e também de Massoterapia, realizada por um grupo de pessoas com deficiência visual, atualmente muito procurada.