Uma nova oportunidade para quem quer se qualificar e entrar no mercado de trabalho na área da moda está chegando em Campo Grande. O curso de Costureiro Sob Medida – 160h, parte do programa “Pessoas que Resolvem Costurar”, está com inscrições abertas. A capacitação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Ao todo, são 45 vagas, distribuídas em três turmas de 15 alunos cada. O curso, com duração de dois meses, começa no dia 1º de agosto, com aulas presenciais na carreta do Senai – um espaço totalmente equipado para o ensino prático – que será instalada no CRAS do Jardim Vida Nova, localizado na rua Jaci Maria de Azevedo Môro, 164.
As turmas serão divididas nos seguintes horários:
Das 8h às 12h
Das 13h às 17h
Das 18h às 22h
A qualificação foi pensada para atender uma demanda crescente do setor têxtil, que atualmente possui mais de 250 vagas de emprego em aberto em todo o Estado. A expectativa é que os participantes saiam preparados para preencher essas vagas e movimentar ainda mais a economia local.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.msqualifica.ms.gov.br. Basta acessar a página, selecionar o horário do curso e preencher os dados solicitados.
A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou a importância da qualificação para a geração de renda:
“A costura é uma habilidade tradicional, mas que continua muito atual. Este curso oferece, além de formação técnica, a chance real de empreender ou se inserir no mercado com autonomia. É o tipo de ação que transforma vidas e fortalece comunidades”, afirma Marina.
Segundo o Diretor Regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a oferta do curso de Qualificação “Costura sob Medida” representa mais um passo no compromisso da instituição com o desenvolvimento local. “Ao capacitar profissionais para atender às demandas específicas da indústria, contribuímos diretamente com o fortalecimento do Polo Empresarial Norte e com a geração de oportunidades para a comunidade”, ressalta.