Campo Grande (MS) – A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) antes de definir os arcos ocupacionais disponibilizados pela Casa de Qualificação, realizou uma pesquisa por meio da Coordenadoria de Estudos e Pesquisas da Funtrab, que constatou a necessidade em qualificar profissionais na área da beleza e estética, pois a indústria nesta área, mesmo em período de crise, em 2015 cresceu uma média de 10% a 15%, com isso o mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada.
Outra entidade que participou da definição do arco ocupacional de beleza e estética com os cursos de manicure e pedicure, depilação e maquiagem, foi o Sindicato dos Proprietários de Salões de Barbeiros e Cabeleireiros Autônomos, Institutos de Beleza para Senhoras e Similares de Mato Grosso do Sul (Sindiprocab-MS), que participou ativamente das escolhas, destacou a importância do setor para o aquecimento da economia do MS.
A Casa de Qualificação foi inaugurada em 10 de dezembro de 2015, na Rua 7 de setembro, Nº 912, Centro, e contribui com a qualificação social e profissional de vários trabalhadores que buscavam uma oportunidade de se profissionalizarem. Os cursos nos arcos de beleza e estética já formou duas turmas com uma em média 120 pessoas.
Além do conteúdo específico ministrado na parte de qualificação profissional referentes ao curso escolhido, os alunos receberam uma qualificação social, nas aulas foram discutidos temas como ética, cidadania e valores humanos; promoção de qualidade de vida; saúde e segurança no trabalho e noções de formação de cooperativa e outras formas alternativas de geração de renda.
De acordo com Danielly Talita Egues Limeira da Silva, que fez o curso de manicure, a oportunidade trouxe uma mudança de vida, “aproveitei a chance para aprender uma profissão, já estou ganhando dinheiro com meu trabalho, o curso de manicure abriu portas para mim, agora quero fazer o curso de depilação”, ressaltou.
De acordo com dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Brasil há em torno de 300 mil negócios formalizados nas categorias MEI, Micro e Pequena Empresa, considerando-se a atividade “Cabeleireiros e Manicures”. Se for agregado a esta conta “Outras Atividades de Beleza”, são mais de 400 mil estabelecimentos com CNPJs.
O Sebrae destaca que cerca de 7 mil salões de beleza são abertos por mês em todo o território nacional, a maioria como microempreendedores individuais. E ainda considera o alto grau de informalidade destas atividades, estes números trazidos à realidade seguramente ultrapassam a casa de 1 milhão.
Com informações Sebrae.com.br