Campo Grande(MS) – Vinte e oito empresas disponibilizam mais de duzentas oportunidades de empregos nesta quarta-feira(30.10), o ‘Dia D’ na Funtrab.
O objetivo do Dia D é aproximar os candidatos das vagas existentes no mercado e orientar as empresas para que cumpram a legislação vigente sobre a necessidade de contratarem número mínimo de pessoas com deficiência em seus quadros.
É uma ação que ocorre no Brasil, para atender as políticas públicas voltadas para as Pessoas com Deficiências, e para conscientizar as empresas sobre a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, lei de cotas para contratação de deficientes nas empresas que possuam mais de 100 funcionários.
Dentre as 28 empresas que realizam processo seletivo na Funtrab são: Missão Salesiana, Viação Motta, ADM do Brasil, Lontano Transportes, VBC Engenharia, Rodobelo, Águas Guariroba, Cassems, Geo12, Hospitais El Kadri, Proncor e Santa Marina, Unimed, Multimarkas, Patena, Big Merchandising, Senac, Transportes Rodomaior e Vobeto, Brilhar e PGA Serviços, Digitho Brasil, Energisa, Ernesto Borges Associados, Funlec, Anita Shoes, Comper e Supermercado Nunes.
Desempregado há uma semana, Patrick Skeller, 24 anos, casado, com ensino fundamental completo se mostra satisfeito em concorrer à vaga de almoxarifado, após trabalhar por 6 meses como estoquista de loja de auto-peças. Ele tem encefalopatia crônica não progressiva, ou seja, uma paralisia leve. “Estou muito ansioso devido ao encaminhamento do novo emprego, será uma boa oportunidade, pois tenho dois filhos para sustentar”, diz.
Há candidatos que visam reciclar os conhecimentos na área também. É o caso de Lucas Zeferino Chaves, 27 anos, solteiro, graduado em Administração de Empresas. Lucas possui “paraplegia espástica decorrente de encefalopatia crônica não progressiva”, ou seja, é paraplégico. Há um ano desempregado, pretende aprimorar seus conhecimentos na área admi nistrativa, caso seja contratado como auxiliar administrativo.
Hoje a Funtrab atenderá somente as Pessoas com Deficiência na Rua 13 de maio, 2773, munidos de laudo médico atualizado, documentos pessoais e Carteira de Trabalho, até as 17 horas.
Cláudia Yuri(Fundação do Trabalho de MS)