Campo Grande(MS) – O mutirão realizado pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul no feriado da Proclamação da República, denominado “Dia de Trabalho, Emprego e Renda” atingiu os objetivos com atendimento de milhares de trabalhadores. A ação ocorreu nos 31 municípios onde a Fundação mantém as Casas do Trabalhador .
Levantamentos demonstram que um número de pessoas que procuraram atendimento foi superior a cinco mil. O fluxo maior de trabalhadores ocorreu em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
Entretanto, foi registrada a presença de pessoas em todas as 31 Casas em busca de encaminhar suas demandas relacionadas à emissão de Carteira d e Trabalho (em 22 municípios que dispõem do serviço), habilitação ao Seguro-Desemprego, microcrédito, cadastro do trabalhador e encaminhamento às vagas no mercado de trabalho.
O diretor-presidente Wilton Acosta, afirma que “a Funtrab não medirá esforços para dar o melhor atendimento ao trabalhador. A ação havia sido programada antes do incêndio ocorrido em Campo Grande e sua realização veio minimizar a demanda reprimida com a suspensão do atendimento”.
Como não há previsão de normalização dos serviços, possivelmente será necessária a realização de outra ação, uma vez que a média diária de atendimento chega a 600 trabalhadores o que deve estar sobrecarregando outros órgãos similares à Funtrab na Capital.
Waldemar Hozano (Fundação do Trabalho de MS)