Diretor-presidente da Funtrab discute estratégias e parcerias com o presidente da Associação dos Trabalhadores Indígenas do Estado de MS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 19, 2020 as 10:10 | Voltar

Campo Grande(MS) – Na tarde desta terça-feira(18.08), o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) Marcos Derzi recebeu em seu gabinete a visita do presidente da Associação dos Trabalhadores Indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul (Atin)José Carlos Pacheco e da secretária do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas do MS, Simone Cristina Lúcio.

O objetivo da reunião foi discutir estratégias de melhorias ao atendimento, capacitação e a intermediação da mão de obra do trabalhador indígena do Estado e estreitar as parcerias entre o poder público e entidades não governamentais, com relação às Políticas Públicas do Trabalho e propor medidas que se fizerem necessárias para a erradicação do trabalho escravo indígena no Estado.

Também se fez presente a servidora Rosália Aparecida Ferreira da Silva, que é membro da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Mato Grosso do Sul (Coetrae/MS).  Na oportunidade, também foi discutida a criação de projetos de qualificação profissional e social voltados para o público indígena para geração de emprego e renda, melhorias e qualidade de vida da mão de obra indígena de MS.

Vale lembrar que desde 2015, a Funtrab por meio de uma parceria entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho e Coletivo dos Trabalhadores Indígenas de MS, encaminham aproximadamente 5 mil indígenas para trabalharem na colheita da maçã no Rio Grande do Sul e Santa Catarina assegurando trabalho digno e com todas as garantias trabalhistas. A estimativa é de que, a partir deste ano, atinja o número de 7 mil encaminhamentos. As empresas contratantes da região sul são: Frutini, Bortolon, Rasip, Fischer e Varaschin.

Publicado por: Claudia Yuri

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.