Sidrolândia(MS) – Nesta quinta-feira(11.07), cerca de 300 convidados estiveram em Sidrolândia na inauguração da Cooperalfa, um moderno showroom agrícola com 300,00m² de área construída, além de barracão para fertilizantes e defensivos com 2.000,00m², com melhorias de circulação interna dos caminhões junto aos silos, que têm capacidade para 600 mil sacas.
A Cooperalfa se instalou em Sidrolândia há dois anos, quando investiu R$ 15 milhões na aquisição e reforma das antigas instalações de uma cerealista às margens da BR-060, saída para Campo Grande.
Ex-prefeito de Sidrolândia por dois mandatos e ex-deputado estadual, o atual diretor-presidente da Funtrab, Enelvo Felini, esteve presente na inauguração e desde o início das conversas e enquanto deputado estadual, sempre foi favorável ao investimento atual da Alfa em Sidrolândia. Estavam presentes na solenidade o prefeito de Sidrolândia Marcelo Ascoli e primeira dama Ana Lídia Ascoli, deputado estadual Gerson Claro, presidente da Alfa Romeu Bet, produtor rural Ari Basso, gerente da unidade de Sidrolândia, Altair Almeida, vereador Cledinaldo Marcelino Cotócio, diretores da Alfa de outras localidades, dentre várias autoridades municipais e produtores rurais.
Na oportunidade, ao representar o governador Reinaldo Azambuja, Rogério Tomithão Beretta, superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar (Suprafa), elogiou o empreendimento. “Mato Grosso do Sul tem na suinocultura, agricultura e pecuária, o perfil que vem ao encontro o que procuramos. Essa vinda da Cooperalfa é significante para o fortalecimento da agricultura familiar no cooperativismo e trará uma série de parceiros comerciais para cá. E que tenhamos muita prosperidade no entorno de Campo Grande e no nosso Estado”, enfatizou.
Sidrolândia – vocação para o agronegócio
Sidrolândia atualmente é o maior produtor de frangos de corte, 2º em produção de milho safrinha, 3º em soja, e um plantel de aproximadamente 300 mil cabeças de bovinos – se tornará, em breve, um dos maiores produtores de suinocultura de corte em Mato Grosso do Sul. Inicialmente, ao ter Sidrolândia como base do plano expansionista, a Cooperalfa apresentou o projeto de suinocultura para Mato Grosso do Sul nos próximos anos.
Está em fase de elaboração o projeto que prevê investimento de R$ 200 milhões na cidade, para instalação de uma unidade para produção de leitões e uma fábrica de ração. O empreendimento, com 10 anos de maturação, está em fase de análise da área de 200 hectares onde a central será instalada.
Mais do que empregos diretos, a chegada da suinocultura abrirá para Sidrolândia novos investimentos e outros empreendimentos, que ocasionarão o crescimento considerável da economia local ao agregar valores com esta nova atividade produtiva no município e no Estado.
Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)
Fotos: Xuxa