Campo Grande(MS) – Nesta terça-feira(10.09), após cumprir agenda em Miranda, o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), Enelvo Felini realizou reunião na Casa do Trabalhador de Corumbá.
Acompanhado do diretor-executivo da Funtrab Clistiano Fernandes e do coordenador regional da Secretaria de Governo Gerson Prata Júnior, Enelvo Felini reafirmou a importância da parceria mútua entre a Prefeitura e Governo do Estado e abordou sobre várias questões administrativas entre capital e interior à gerente Juliana Gonzalez e servidoras da Casa do Trabalhador.
Em seguida, os diretores, coordenador e a gestora visitaram a Prefeitura Municipal de Corumbá onde foram recebidos pelo prefeito Marcelo Iunes e os vereadores Roberto Façanha(presidente); Adelar Chefer dos Santos(2º vice-presidente); Ubiratan Canhete de Campos Filho(Bira) e Paulo Constante Bertini. Na oportunidade, Felini entregou o relatório de desempenho do município ao prefeito e discutiu estratégias para fortalecer o mercado de trabalho daquela região.
A Funtrab, alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, que tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua como mediadora das relações de intermediação entre o trabalhador e a vaga, oferece capacitação profissional para atender às novas exigências do mercado.
Para realização dos atendimentos no Estado, a Funtrab conta com uma rede de atendimento ao trabalhador distribuída em 09 regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo o total de 31 unidades credenciadas pelo Ministério do Trabalho.
Em Corumbá, a Casa do Trabalhador está situada na Rua 15 de novembro, 32 – 1º andar- Centro, com atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.
Corumbá, a Cidade Branca
Corumbá é conhecida como Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo, rico em calcário. É o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na tríplice fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia , Corumbá é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região.
É o único centro urbano de significância relativa no Pantanal, exercendo na região as seguintes funções: comerciais (entreposto de exportação, entreposto comercial regional, comércio de abastecimento para as cidades bolivianas da fronteira e compras), industriais, de serviços (educação e capacitação profissional, administrativos, religiosos, de saúde, militares e sanitários, inclusive para o lado boliviano), cultura (centro de integração cultural fronteiriço e serviços de cultura para a população fronteiriça), turismo e eventos.
Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)