Campo Grande(MS) – O diretor-presidente da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Wilton Acosta, apresentou na Câmara Municipal de Campo Grande a evolução da taxa de geração de emprego do Estado, apesar da crise financeira que se abateu sobre o País. Acosta participou nesta terça-feira (25) da sessão ordinária do Legislativo campo-grandense a convite do vereador Papy.
Wilton relatou ações desenvolvidas pela Fundação demonstrando preocupação com a falta de formação de mão de obra e, por isso, a dificuldade de preencher inúmeras das vagas oferecidas. Mesmo assim, Mato Grosso do Sul ocupa destaque no ranking nacional de geração de emprego, estando em primeiro lugar ao computar os números acumulados nos últimos 12 meses, sendo o terceiro estado que mais proporcionou inserção no mercado de trabalho no mês de março deste ano.
Ao falar aos vereadores, o diretor presidente da Funtrab afirmou que uma das políticas do governador Reinaldo Azambuja é “trocar impostos por empregos, uma vez que por meio de incentivos fiscais, induz as empresas a se instalarem no Estado e, assim, ampliar os postos de trabalho”. Isto vem apresentando resultados positivos para o trabalhador sul-mato-grossense.
Acosta explicou que o papel da Fundação é, entre outros, a intermediação de emprego, habilitação ao seguro desemprego, emissão de Carteiras de Trabalho, apoio à geração de emprego e renda, qualificação profissional e atendimento ao trabalhador autônomo e ao microcrédito.
Na ocasião, o diretor presidente lamentou o saldo negativo que Campo Grande apresentou nesses últimos 12 meses. “Campo Grande não vem acompanhando a evolução do Estado em geração de emprego. A Capital apresentou nesses últimos meses saldo negativo, perdendo 367 postos de empregos”, revelou, afirmando que a Funtrab está à disposição dos vereadores e da população para colaborar com ações de políticas públicas para Campo Grande superar a crise.
Ao encerrar sua participação na sessão da Câmara, Acosta convidou a população em geral a participar das comemorações relativas ao Dia do Trabalho, a serem realizadas na próxima segunda-feira (1.05), a partir das 7h30, na praça do Rádio (localizada na avenida Afonso Pena, Centro), que contará com eventos realizados pela Funtrab.
Waldemar Hozano – Fundação do Trabalho de MS(Funtrab)