Campo Grande(MS) – Durante o mês de maio passado, a equipe técnica da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) esteve presente em várias regiões do Estado para realizar a supervisão técnica nas Casas do Trabalhador.
Ao todo, o coordenador do Trabalho e as técnicas da Fundação estiveram em 15 municípios. De 11 a 13 de maio, a equipe esteve presente em Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Ribas do Rio Pardo. Nos dias 15 a 18 de maio, eles se deslocaram para Corumbá, Miranda e Aquidauana, prosseguindo até dia 20 de maio para Bataguassu, Batayporã, Ivinhema e Nova Andradina. A última região supervisionada foi a região Norte(Coxim, Sonora, Rio Verde de MT e São Gabriel do Oeste), de 22 a 25 de maio.
De um modo geral, foram realizadas orientações técnicas sobre o manual de normatização de intermediação de mão de obra, cumprimento de metas, Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho digital, Banco Cidadão, condições de infraestrutura dos locais para melhor atendimento, etc.
Casa do Trabalhador
A gestão da Casa do Trabalhador é de responsabilidade da Funtrab, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) e tem como premissas a descentralização e a integração de suas ações e serviços em favor dos trabalhadores e empregadores de forma a tornar seus resultados mais eficazes. A descentralização é feita em parceria com vários Municípios, possibilitando maior eficiência na gestão e no controle social, permitindo a melhoria da qualidade e a padronização dos serviços no âmbito do Estado.
A agência Casa do Trabalhador foi criada para num único espaço disponibilizar ao trabalhador e ao empregador o conjunto das ações e serviços disponíveis no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda de MS.
A Funtrab, por meio da Casa do Trabalhador conta ainda com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos trabalhadores e empresários. Ao todo, há 31 Casas do Trabalhador atuando no Mato Grosso do Sul.
Cláudia Yuri
Assessoria de Comunicação Funtrab