Campo Grande (MS) – O serviço de emissão de Carteira de Trabalho realizado pela Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), contabilizou de janeiro a outubro o total de 10.000 Carteiras de Trabalho em formato digital.
Desde o começo deste ano a Funtrab realiza a Carteira em formato digital, em média são atendidas mil pessoas ao mês, com isso a busca diária chega em torno de 50 a 80 pessoas ao dia.
A CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que impede as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém dados da qualificação civil do trabalhador e outros complementares como: endereço, número do CPF, do Título de Eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizada e nº do NIS/PIS.
Para a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho, são necessários:
– CPF
– RG (ou certidão de nascimento, ou casamento ou Reservista)
– Comprovante de Residência
Observação: não será aceita a CNH como documento.
Para a emissão da 2ª via:– CPF
– RG (ou Certidão de nascimento ou casamento ou Reservista)
– Comprovante de Residência
– Boletim de Ocorrência
– Documento oficial com o número, série e UF da Carteira de Trabalho original; ou folha de ponto de empresa, com numeração de PIS e Carteira de Trabalho; ou extrato de contrato de trabalhos anteriores; ou folha de ponto; ou Requerimento de Seguro-Desemprego devidamente preenchido.
Continuação da Carteira de Trabalho:
– CPF
– Carteira de Trabalho anterior
– RG (ou Certidão de nascimento ou casamento ou Reservista)
– Comprovante de Residência
O prazo de entrega da CTPS informatizada é até 15 dias úteis, uma vez que a confecção desta é realizada pela SRTE/MS.