De acordo com o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, o trabalhador tem prioridade nos serviços oferecidos pela Fundação. “Esse é um trabalho feito por várias mãos, contamos com a colaboração do empregador que disponibilizam as vagas, e dos servidores públicos que administram e encaminham os trabalhadores para essas vagas”, destaca.
As colocações neste período de 2016 computam 707 trabalhadores a mais do que no mesmo período de 2015. Os municípios que mais se destacaram foram: Iguatemi com (744) trabalhadores colocados; Aquidauana (534); Campo Grande (523); Três Lagoas (516); Costa Rica (403); Dourados (303); Ponta Porã (257); Miranda (174); Sonora (156) e Rio Brilhante com (148) trabalhadores colocados no mercado de trabalho.
A Funtrab é um órgão estadual conveniado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que é o sistema que operacionaliza todas as atividades das agências públicas de emprego no país.
Em MS, o SINE atua há 41 anos como uma ferramenta de auxílio para os trabalhadores. Com os anos se aprimorou, em 2003 passou a ser chamada de Funtrab, no MS aumentaram as agências pelo interior do Estado, que hoje somam 31 agências de emprego. Hoje, a Fundação oferece os serviços de: intermediação de emprego; habilitação ao Seguro-desemprego; emissão de Carteira de Trabalho; orientação profissional; apoio à geração de trabalho e renda; qualificação social e profissional; atendimento ao Trabalhador Autônomo e microcrédito.
Magna Melo ( Assessoria de Comunicação da Funtrab)