Campo Grande(MS) – Na manhã desta quinta-feira(17.09), o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) Marcos Derzi, realizou reunião por videoconferência com o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Silva Dalcolmo.
O secretário Bruno Silva Dalcolmo é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e mestre em International Political Economy pela London School of Economics.
Para iniciar a reunião, o coordenador de Planejamento da Funtrab, Renato Pires da Silva Filho explanou resumidamente os 7 projetos do Programa de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico das Relações de Trabalho(Tecnotrab)a serem executados ainda neste ano, a seguir:
1° Desenvolvimento da Gestão da Funtrab, com aplicação dos Princípios do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) e de Transformação Digital;
2° Desenvolvimento da Rede Funtrab de integração tecnológica e de telecomunicações entre a Central e as agências locais da Funtrab, que consiste em integrar, através dos recursos de telecomunicações e de tecnologias digitais, a unidade central da Funtrab com as 32 agências, de forma a possibilitar a comunicação digital em templo real de comunicações e documentação, além de integrar a comunidade Funtrab num portal específico.
3° Desenvolvimento dos aplicativos digitais ‘FUNTRAB FÁCIL’, para melhoria, integração e facilitação do relacionamento da Funtrab com a população usuária, e com as empresas participantes.
4° Centro de Inovação do Trabalho e Empreendedorismo (INOVATRAB), que é um Centro de Inovação para estudo, desenvolvimento e incorporação de novas tecnologias e inovações no mundo do trabalho, com a finalidade de fortalecer as relações trabalhistas, a força de trabalho e ampliar a produtividade das empresas, com a consequente, geração de novos empregos de alta qualificação e renda na economia no MS.
5° Educação Profissional Técnica e Tecnológica, junto aos seus parceiros se propõe a prover a formação, capacitação e qualificação profissional e tecnológica, o que irá proporcionar aos trabalhadores, a inserção e ou reinserção ao mundo do trabalho.
6º Impactos do Home Office e Teletrabalho nas Relações Trabalhistas, que consiste em estudar, juntamente com as entidades parceiras, de forma aprofundada os impactos do Home Office e do Teletrabalho nas relações trabalhistas, para a geração de políticas públicas de proteção ao trabalho à distância.
7° Segurança Sanitária no Ambiente de Trabalho para desenvolver, em parceria com as autoridades de Saúde e de prevenção de acidentes de trabalho, zelando pela aplicação correta e rigorosa nos ambientes de trabalho, de normas sanitárias de rigor preventivo e de segurança quanto a novas emergências sanitárias, como a Covid-19.
Em seguida, a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura(Fapec) Nilde Brum, explicou sobre a parceria e o termo de cooperação assinado entre a Fapec e Funtrab para viabilizar parceria em projetos a serem desenvolvidos pela Funtrab. “ Estamos trabalhando há alguns meses por meio desse termo de cooperação técnica, usando a equipe da UFMS, pois a Fapec pode contribuir com celeridade, transparência e credibilidade”, ressaltou.
O secretário do Trabalho Bruno Dalcolmo demonstrou interesse em conhecer com profundidade os projetos da Funtrab. Explanou sobre os projetos de recuperação desenvolvidos no antigo Ministério do Trabalho, o grande processo de transformação digital realizado no Ministério. Comentou sobre os avanços com relação ao Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital, sobre o Sine Fácil ser um desafio e a importância da Captação de Vagas. Debateu sobre investimento em um código de conduta no relacionamento trabalhadores e empresários, da importância da formação técnico-profissional e do Modelo de Excelência de Gestão (MEG). “ Entendo que o MEG é um projeto com benefícios a longo prazo e que são iniciativas que proporcionam aos próprios servidores, um melhor ambiente de trabalho”, pontuou.
E por fim, Bruno Dalcolmo mostrou total disponibilidade em realizar mais reuniões com as secretarias do Ministério para discutir sobre os projetos da Funtrab, no qual o diretor-presidente Marcos Derzi já agendou para este mês as novas tratativas.
Cláudia Yuri(Fundação do Trabalho de MS)