Campo Grande (MS) – Na próxima quarta-feira (25.08) a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) em parceria com a Universidade Estadual de MS (UEMS) por meio do Programa UEMS ACOLHE realizam live voltada para Venezuelanos, Colombianos, Bolivianos, Paraguaios e outros hispanofalantes residentes no estado de Mato Grosso do Sul sobre oportunidades de emprego no estado.
Na live, a coordenadora de qualificação social e profissional da Funtrab, Rosália Ferreira, irá apresentar o papel da FUNTRAB no encaminhamento dessa comunidade para vagas de emprego, o aplicativo MS Contrata+ para Trabalhadores e orientações sobre como obter a Carteira Digital de Trabalho.
Para garantir uma maior compreensão das informações disponibilizadas, a Oficina contará com tradução simultânea para o Espanhol. A live ocorrerá às 19h30 (horário de MS), pela plataforma Google Meet. Esta mesma live será ofertada no mês de setembro exclusivamente para a comunidade Haitiana, com tradução simultânea para o crioulo haitiano.
UEMS Acolhe
O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais – é o resultado de uma série de ações de extensão desenvolvidas no âmbito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com a finalidade de atendimento diferenciado em diversas áreas do conhecimento a comunidade migrante internacional no nosso estado. A concepção deste Programa está em conformidade com a Política de Extensão Universitária da UEMS e reforça o compromisso contínuo da UEMS em retornar à sociedade os conhecimentos produzidos internamente, sendo o mesmo concebido por professores doutores da instituição, com larga experiência acadêmica e profissional na área de migrações e ensino e aprendizagem de línguas.
Em relação ao desenvolvimento das suas atividades, O Programa UEMS ACOLHE visa promover ações de extensão que possibilitem a inserção linguística, humanitária e educacional de migrantes internacionais no estado de Mato Grosso do Sul, a partir, inicialmente, do oferecimento de cursos de extensão gratuitos de Português como Língua de Acolhimento. Além disso, o Programa também contribui para a formação teórica e prática de agentes para atuarem no ensino de Português para falantes de outras línguas a partir do planejamento de cursos, da definição de níveis de ensino, da elaboração de formas de avaliação e da produção de material didático específico.
O Programa UEMS ACOLHE favorece as discussões no âmbito institucional de políticas institucionais e públicas no estado de Mato Grosso do Sul para a implantação de ações efetivas de acolhimento linguístico, humanitário e educacional a comunidade migrante internacional, enfatizando a relevância do tema migração e deslocamentos no contexto nacional e internacional, favorecendo a reflexão sobre o que vem a ser uma sociedade que acolhe; uma sociedade que responde a expectativas e a necessidades daqueles que chegam e precisam ser acolhidos, ainda que no campo linguístico mais emergencial.
Com informações UEMS