Campo Grande(MS) – Nesta terça-feira(26.11), às 19 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de MS, na Av. Calógeras, 3.000 – Centro, acontece a entrega de certificados dos cursos da Casa de Qualificação da Funtrab.
No dia 05 de agosto de 2019, a Casa de Qualificação deu início aos cursos de Desenvolvimento Pessoal, Auxiliar Administrativo, Amigurumi, Sublimação, Educação Financeira, Frango desossado, Cabelereiro Inicial, Confeitaria Inicial, Elaboração de Contratos, Abordagem dos Direitos Trabalhistas e Atendimento ao Público. A oferta de cursos contemplou a princípio os seguintes arcos ocupacionais: alimentação, comércio, beleza e estética e administrativo.
O trabalhador tem tido interesse em se qualificar, várias pessoas buscam informações sobre cursos, a Funtrab já realizou um pré-cadastro com cerca de 800 pessoas interessadas em qualificação social e profissional. Justamente por tratar-se da solução permanente da emancipação do trabalhador, no qual os debates giram em torno das possibilidades de inserção ocupacional em determinados segmentos sociais e de geração de renda, que prevalecem os atributos do indivíduo qualificado. Depois de 6 meses sem cursos, a Casa de Qualificação recebeu no segundo semestre, 450 inscrições nos mais variados cursos sob direção do diretor-presidente Enelvo Felini e coordenação de Pollyaneh de Oliveira, da Casa de Qualificação.
Casa de Qualificação – A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), vinculada à Sedhast, criou a Casa de Qualificação em 10 de dezembro de 2015, situada à Rua 7 de setembro, 912 (entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, no centro), cujo público é direcionado aos desempregados e/ou empregados sob risco de desocupação; trabalhadores beneficiários do Seguro-Desemprego; trabalhadores beneficiários dos programas sociais; jovens que buscam emprego, ocupação e renda; empreendedores, artesãos e autônomos. A idade mínima é de 16 anos completos e a escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso.
O projeto surgiu diante da necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado. A intenção é de aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado do trabalho e outras formas de geração de trabalho e renda; aperfeiçoar e atualizar conhecimentos de novas tendências e tecnologias de atividades no mercado do trabalho.
Cláudia Yuri(Fundação do Trabalho de MS)
Foto: Luiz Valney(Xuxa)