Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do sul (Funtrab), Wilton Acosta, compareceu na inauguração do novo CEAM, onde declarou que vai atender a demanda de mulheres em situação de vulnerabilidade que são atendidas pelo CEAM, com cursos de qualificação profissional e com auxílio em recursos específicos custeados pelo Banco Cidadão.
No próximo mês será finalizado o projeto de qualificação da Funtrab, que irá contemplar esse público, o Banco Cidadão já trabalha com diversas linhas de microcrédito, com esse novo projeto dará uma atenção especial às mulheres vítimas de violência.
Novo Centro de Atendimento à Mulher (CEAM)
Hoje sexta-feira (16), foi inaugurado o novo Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CEAM Cuña M’Baretê, antigo Centro de Atendimento à Mulher (CAM). A cerimônia vai aconteceu às 10h, na Rua Pedro Celestino, 437, Centro.
O novo Ceam Cuña M’Baretê oferecerá atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui ainda espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma biblioteca feminista com obras de autores renomados e brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos.
Histórico
Em 1999 foi criado o Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, projeto pioneiro de Mato Grosso do Sul na política pública de enfrentamento à violência de gênero, com atendimento jurídico e psicossocial, acolhimento e orientações.
Nos anos que se seguiram, serviços foram criados, a legislação foi adequada, as políticas públicas foram implementadas, o que tornou possível a especialização de atendimento à mulher, como por exemplo, projetos que visam a geração de renda e autonomia financeira. O antigo CAM funcionava na Rua 7 de Setembro.
No entanto, era necessário readequação física e estrutural para que o Centro continuasse cumprindo a missão de atendimento às mulheres, ação que será entregue hoje pelo Governo do Estado com a inauguração deste novo espaço.
Com informações Sedhat