O diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul(Funtrab), Wilton Acosta, realizou nesta quinta-feira(16), o lançamento do ‘Projeto MS Sustentável – Inclusão e Organização Social dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis’, em Três Lagoas.
O ‘Projeto MS Sustentável’ beneficia os catadores(as) de materiais recicláveis e reutilizáveis não organizados, principalmente os que atuam em lixões e nas ruas. Visa promover a melhoria das condições de vida, trabalho, renda e acesso aos serviços públicos, através da organização e inclusão socioprodutiva e fomento aos empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação atuantes com resíduos sólidos de catadores(as)de materiais recicláveis e reutilizáveis.
O Projeto foi elaborado pela Funtrab, por meio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária, em atenção ao Termo de Referência de Parceria com Governos Estaduais da Secretaria Nacional de Economia Solidária(SENAES) e Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), intitulado “Fomento a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Cooperação atuantes com Resíduos Sólidos constituídos por Catadores e Catadoras de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis”(maio/2013). Os municípios abrangidos são: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
Os órgãos que também atuam no Projeto são: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MS); Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul(Imasul); Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul(FEES/MS); Fórum Municipal Lixo e Cidadania e Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis(MNCR)/ Rede de Cooperativa no Mato Grosso do Sul.
Recursos financeiros e ações
Para execução das ações, o MTE, por meio da SENAES, financiou R$ 5 milhões e de contrapartida, o Governo do Estado/ Funtrab, concedeu R$ 263.158 mil.
O MS Sustentável será executado até o mês de dezembro de 2016 e propõe as seguintes ações:
– Mobilização, sensibilização e realização de diagnóstico socioeconômico e ambiental, para identificação da realidade dos catadores de materiais recicláveis organizados e não organizados;
– Realização de capacitação e assessoria técnica para os(as) catadores(as) de materiais reutilizáveis e recicláveis de, objetivando a organização e formalização social;
– Aquisição de equipamentos e materiais, tais como: caminhões, balanças, empilhadeiras, esteiras para triagem, mesas para triagens, prensas, máquinas de triturar vidros/plástico e papel, carros tipo plataforma, computadores, micro-ônibus, equipamentos de proteção individual entre outros, que contribuirão com o processo de coleta, separação e comercialização de resíduos/materiais coletados.
Cláudia Yuri
Assessoria de Comunicação Funtrab