No mês passado(15/07), foi assinado um Termo de Cooperação do Projeto Aurora entre a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi e a titular da 50ª Promotoria de Justiça, promotora Jiskia Sandri Trentin. O Projeto incentiva a evolução de mulheres durante o cumprimento da pena, por meio do acesso a uma rede ampla de acolhimento.
Com foco na reintegração de pessoas em situação de prisão e egressos do sistema prisional, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) uniram esforços para levar ações do programa “MS Qualifica” para dentro das unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.
Nesta segunda-feira(12/08), estiveram presentes na reunião a diretora-presidente da Funtrab Marina Dobashi , o diretor de Relações de Emprego e Atendimento ao Trabalhador Luiz Eduardo Ferreira Rocha e o diretor de Qualificação Profissional da Funtrab Rony de Oliveira. O diretor Rony explicou sobre o Programa ‘MS Qualifica’ para a equipe responsável pelo Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande que existe a disponibilidade de vários cursos para sugerir os títulos de interesse. A equipe ficou de realizar um levantamento interno entre as detentas para realizar a solicitação para a Fundação qualificar e encaminhar ao mercado de trabalho.
Há quase três anos, o Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande implantou este projeto idealizado pela 50ª Promotoria de Justiça de
Campo Grande. São parcerias que oferecem desde o conhecimento da estrutura de apoio familiar até a sua qualificação profissional, para inserção no mercado de trabalho e a realização de sonhos, reduzindo as chances de reincidência criminal. Pela dinâmica, cada participante traça um sonho concreto voltado à sua ressocialização e a rede de apoio ajuda a oferecer mecanismos para que ele se realize, com várias histórias de superação já registradas.
Parceiros do Projeto Aurora
As parcerias que apoiam o projeto são: Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio de sua Direção-Geral, do Escritório Social, do Patronato Penitenciário, e,
sobretudo, da equipe do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande; Instituto Rorschach de Mato Grosso do Sul; Laboratório de Saúde
Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da UCDB; Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres; Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (FUNSAT); e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e sua Superintendência de Proteção Social Básica (SPSB); Conselho da Comunidade de Campo Grande (CCCG); Instituto Ação pela Paz; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Mato Grosso do Sul (SEBRAE/MS); Faculdade Estácio de Sá; Coach em Inteligência Emocional Karine Godoy; Conselho Penitenciário Estadual; Cooperativa Central Aurora Alimentos (Frigorífico Aurora São Gabriel do Oeste); Pastoral Carcerária; Instituto Mirim de Campo Grande; e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MS). Portanto, o projeto conta atualmente com um total de 18 colaboradores.