Campo Grande(MS) – Devido à constatação de que muitos trabalhadores desempregados não conseguiam colocação no mercado por falta de qualificação, desde 21 novembro de 2018, o Ministério do Trabalho lançou a Escola de Trabalhador, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
A Escola do Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho (MTb) para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Os cursos são online, gratuitos e sem necessidade de escolaridade prévia, não há pré-requisitos e estão disponíveis a todas as pessoas que desejarem se qualificar, mesmo que estejam empregadas.
A Escola do Trabalhador prevê parceria com outras instituições de acordo com as normas previstas pelo MTb. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que também aposta na qualificação para a melhoria da renda e conquista de melhores oportunidades de emprego e renda pelo trabalhador.
Como se inscrever ?
Acesse http://escola.trabalho.gov.br/ ou www.funtrab.ms.gov.br e clique no botão Escola do Trabalhador.
O curso começa logo após a inscrição e o recebimento de um e-mail de confirmação. Caso não receber o e-mail de confirmação de inscrição no curso, a primeira coisa a fazer é verificar sua caixa de SPAM. Como trata-se de uma mensagem enviada automaticamente pelo sistema, alguns servidores de e-mail podem não reconhecer a mensagem, especialmente se estiverem com o anti-spam ativo*. No entanto, alguns servidores, como o BOL, Hotmail e Outlook, podem bloquear completamente este e-mail. Nesse caso, sugere-se criar um e-mail em outro provedor e realizar a inscrição usando o novo e-mail.
*Para que servidores como Hotmail, Outlook, Live e MSN recebam os e-mails da Escola do Trabalhador, é preciso registrar esse e-mail como confiável. Para isso, basta seguir os seguintes passos: 1. Ir no menu de “Configurações” do Hotmail/Outlook/Live/Msn; 2. Escolher o item “Opções”; 3. Na lateral esquerda, ir no item “Email”; 4. Depois clicar no item “Lixo Eletrônico”; 5. Depois em “Remetentes Confiáveis”; 6. Adicionar o domínio “escolatrabalho.gov.br” ou o email “naoresponda@escolatrabalho.gov.br”; 7. Salvar.
O horário de estudo é o que for mais conveniente para o aluno. Os cursos são divididos em doze eixos temáticos, focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro, conforme a imagem abaixo. Para se matricular em um curso, você deve clicar no link “inscrever” que está na tela de cada curso.
Cursos
- Segurança da informação
- Conhecendo o perfil do agente comunitário de saúde e o seu processo de trabalho
- Cuidando de pessoas idosas
- Agenciamento de viagens
- Espanhol aplicado ao trabalho
- Inglês aplicado ao trabalho
- Análise de Investimento
- Criando um negócio de sucesso
- Empreendedorismo na pesca
- Planejamento de negócios na pesca
- Português básico para o mundo do trabalho
- Português para hispanofalantes
- Higiene na indústria de alimentos
- Segurança da informação
- Edição e tratamento de imagens
- Gestão da Qualidade
- Excel Avançado
- Excel Intermediário
- Introdução ao Excel
- Análise de Investimento
- Demonstrações Contábeis e sua Análise
- Elaboração de folha de pagamento de empresas
- Criando um negócio de sucesso
- Identidade Visual e Gestão de Clientes
- Comunicação escrita para o trabalho
- Fundamentos e Processos de gestão de Recursos Humanos
- Introdução ao Excel
- Função de Agente de Microcrédito
- Análise de riscos na construção civil
- Processos Industriais
Como funciona ?
Os cursos serão formados por módulos de aproximadamente 40 horas cada (o número de módulos vai depender da necessidade de cada curso). Cada módulo estará disponível por dois meses, tempo estimado para a conclusão com tranquilidade de todas as atividades. Ao final de cada módulo, o trabalhador fará uma avaliação que servirá como base para que ele receba o certificado de conclusão daquela fase. Ao concluir todas as etapas, ele será certificado pela UnB.
Os conteúdos serão compostos de textos, vídeos e jogos. A linguagem será simples e a navegação no site, intuitiva para que seja acessível a todos os trabalhadores. Os cursos são autoinstrucionais, sem a intermediação de tutor.
Idade mínima para fazer os cursos
Para acessar a plataforma e fazer os cursos, a idade é livre. Mas para usar o certificado como comprovação para se candidatar a qualquer atividade laboral deve seguir a legislação que resguarda o trabalho infantil. A lei 10097/2000 pelo artigo 403 resguarda o trabalho de qualquer menor de 16 anos salvo na condição de menor aprendiz a partir de 14 anos completos.
Certificado
Ao final do curso, os alunos que concluíram o curso com a nota mínima de cinco pontos e responderam à avaliação do curso recebem um certificado da Universidade de Brasília (UnB), como cursos de extensão. Daí é preciso acessar a opção “certificado” no menu lateral do curso, para a emissão imediata do certificado.
Cláudia Yuri (Fundação do Trabalho de MS)