Nesta quinta-feira (5), foi realizada a cerimônia da inauguração da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul. Consolidada como a maior unidade de celulose do mundo, o evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Eduardo Riedel, além do presidente da Suzano, Beto Abreu, e outros executivos da empresa.
A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, acompanhou toda a programação a e destacou a relevância do empreendimento para o mercado de trabalho local. “Essa fábrica representa um marco para o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Em todo o processo de construção, a Funtrab teve o privilégio de contribuir com a intermediação de mão de obra, gerando oportunidades para centenas de trabalhadores. A parceria vai continuar na construção e instalação de outras indústrias pelo estado”, afirmou.
O presidente Lula celebrou a nova unidade e fez o seu discurso afirmando que “as pessoas precisam ter acesso aos bens produzidos por elas mesmas”. Segundo ele: “é a economia que vai fazer o Brasil dar certo. Quero que todos tenham o mínimo necessário. Vamos entregar as empresas em plena produção com investimentos concretos”.
O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da fábrica para o estado. “O setor de papel e celulose, de florestas plantadas, tem uma capacidade de gerar empregos de qualidade, para as mulheres, como nós estamos vendo aqui. Também tem a capacidade de ajudar no processo de investimento em infraestrutura e todas as consequências de um crescimento dessa ordem que impõe ao Estado ações importantes, como educação, saúde e segurança pública nos municípios que sofrem esse tipo de impacto positivo”, ressaltou.
O governador ainda afirmou que o nível de renda no estado aumenta com esse tipo de indústria.
“É uma fábrica que emprega 3 mil pessoas, entre a parte florestal e a parte industrial. Gerou 10 mil empregos durante o tempo que ficou em construção, e esse é um processo dinâmico. Então, com certeza, mensalmente, nós vamos ter vagas sendo abertas nas mais diversas áreas para a população”, completou.
A Funtrab reforça seu compromisso de continuar facilitando o acesso ao mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento do estado e para a valorização da mão de obra local.
Após as falas das autoridades foi realizado o descerramento da placa inaugural.
A unidade de Ribas começou a ser implantada em 2021 e, no auge da obra, chegou a ter mais de 13 mil pessoas envolvidas com o projeto. A estrutura tem 4,5 milhões m² e promete impulsionar a economia regional, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
No Estado já há outras três plantas de fabricação de celulose que, juntas, tem capacidade de produção de 5,8 milhões de tonelada por ano.
Entre as autoridades presentes estava o vice-presidente, Geraldo Alckmin, a ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, junto com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Renan filho (Transportes). A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, também participou da cerimônia.
Texto e fotos: Juliana Zanlorenzi.