Funtrab fará atendimento itinerante durante a Dinapec 2025, em Campo Grande.
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) participará ativamente da Dinapec 2025, feira tecnológica que será realizada entre os dias 24 e 26 de março em Campo Grande. O evento, que tem como objetivo promover inovações e avanços tecnológicos no setor agropecuário, contará com a presença da Funtrab, que levará um atendimento itinerante focado em oferecer vagas de emprego para os setores de agronegócio, como agricultura, pecuária, floresta e bioenergia.
De acordo com Marina Dobashi, diretora-presidente da fundação, a participação na Dinapec 2025 visa aproximar os profissionais qualificados das oportunidades de emprego que o setor agropecuário oferece.
“Vamos facilitar o acesso a vagas de trabalho e também oferecer orientação sobre qualificação profissional, especialmente para jovens que estão começando sua carreira ou recém-formados”, afirma.
O atendimento da Funtrab será realizado por meio de um estande dinâmico, que contará com serviços de intermediação de mão de obra, orientação sobre cursos e programas de qualificação profissional e informações sobre vagas disponíveis em empresas parceiras. Além disso, a ação pretende estimular o diálogo entre empregadores e candidatos, promovendo a inclusão produtiva e a integração ao mercado de trabalho em um dos setores mais promissores para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.
Dinapec e Fórum Pré-COP30: Inovações e sustentabilidade no agro
A Dinapec 2025 também será palco do Fórum Pré-COP30, que ocorrerá no dia 24 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento abordará temas cruciais para a sustentabilidade da produção de bovinos no Brasil, com foco em Mato Grosso do Sul, estado que se destaca pela criação dos protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”.
O Fórum reunirá especialistas e representantes de instituições públicas e privadas da cadeia produtiva da carne, além de discutir como o setor agropecuário pode se adaptar às mudanças climáticas e contribuir para práticas mais sustentáveis. O evento faz parte da “Jornada pelo Clima”, uma iniciativa da Embrapa, que tem como objetivo preparar o Brasil para a COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas marcada para acontecer em Belém (PA), em 2025.
Com a presença de pesquisadores e especialistas da Embrapa, o Fórum será uma importante oportunidade para debater o futuro da pecuária brasileira, em especial sobre os desafios e soluções para garantir a sustentabilidade da produção de carne no Brasil.
A Dinapec 2025 e o Fórum Pré-COP30, organizados pela Embrapa Gado de Corte e o Governo de Mato Grosso do Sul, têm como principal objetivo promover a troca de conhecimento entre produtores, especialistas e o público, além de fomentar a inovação no setor agropecuário e contribuir para a sustentabilidade do estado e do país.
Texto: Juliana Zanlorenzi.
Foto: Brenda Costa.