Campo Grande(MS) – O diretor-presidente da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) Enelvo Felini cumpriu agenda neste sábado(21.07) em Porto Murtinho, onde participou da solenidade de lançamento da licitação pública do projeto executivo da ponte de concreto que será construída sobre o Rio Paraguai e as áreas dos novos portos em construção e projetados no município. O ato teve a presença do presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, da diretoria da Itaipu Binacional, do prefeito Derlei João Delevatti e a primeira-dama Nádia Delevatti, da vice-prefeita Maria Lúcia Barbosa Ribeiro e do ex-prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, dentre várias autoridades.
Em seguida, houve a visita ao canteiro de obras do porto do grupo FV Cereais, que deve operar a partir de abril de 2020, com investimento inicial de R$ 56 milhões, além das visitas também as áreas portuárias de Saladeiro e Porto Docas.
A empresa binacional Itaipu Paraguai financiará a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, no valor de U$ 75 milhões, obra vital para viabilizar o Corredor Bioceânico, que ligará por rodovias Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, no Oceano Pacífico, e encurtará distâncias no escoamento de commodities para os países asiáticos.
A obra será fundamental para a concretização da chamada Rota Bioceânica, que unirá os oceanos Atlântico e Pacífico, tornando-se ponto estratégico para a economia do Estado, pois aumentará o movimento das exportações e importações sul-mato-grossenses e de outras regiões do Brasil com o Paraguai, Argentina e Chile. A obra dependia da execução da ponte sobre o Rio Paraguai e a pavimentação de 277 quilômetros da rodovia do Chaco paraguaio, de Carmelo Peralta à com a cidade de Loma Plata no Paraguai, já em execução, e agora com a licitação assinada, a execução entrará para o prazo de inauguração em maio de 2023.
Ao final do evento, realizado na margem direita do Rio Paraguai, em Carmelo Peralta, o governador Reinaldo Azambuja e demais autoridades acompanharam o presidente paraguaio na visita ao local onde será implantada a ponte de concreto. O deslocamento foi feito no Barco Tupasy. Na oportunidade, o engenheiro Pánfilo Benítez, da Itaipu Paraguai, detalhou o projeto da obra, que seguida o modelo estaiado da ponte sobre o Rio Paraná, entre o Estado e Minas Gerais.
Benítez informou que o projeto executivo a ser contratado se baseará em um anteprojeto elaborado pelo Dnit, o que dará maior agilidade para o início das obras, previsto para março de 2020. Estudo de batimetria vai definir o melhor local para contruir a ponte, partindo do ponto referencial do órgão do Ministério dos Transportes. A travessia será 380 metros de grãos livres e uma pista de 19,90 metros, com quatro pistas e acessos laterais para circulação de pessoas.
Com informações do Governo do Estado
Cláudia Yuri(Fundação do Trabalho de MS)