Campo Grande(MS) – Na tarde desta quinta-feira(01), o diretor-presidente da Funtrab Enelvo Felini participou da Campanha “Agosto Lilás” no auditório da Assomasul.
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), por meio de palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários abordando os tipos de violência especificados na lei e como promover o enfrentamento à violência contra a mulher.
A violência contra a mulher é considerada como um fenômeno estrutural, de responsabilidade da sociedade como um todo. Afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. É amplamente definida como qualquer ato que possa causar dano físico, sexual, psicológico ou sofrimento extremo a uma mulher. A violência doméstica e familiar, prevista na Lei Maria da Penha, pode ocorrer em casa, entre pessoas da família e entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto.
Diante desse contexto o Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Especial de Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, pauta suas ações com o intuito de levar o acesso à informação e orientações sobre as violências tipificadas na lei, medidas protetivas e locais de atendimento especializado a mulheres em situação de violência, bem como, a prevenção da violência para que as mulheres tenham percepção do que caracteriza a violência doméstica e familiar e possam romper este ciclo.
Estavam presentes no evento a subsecretária de políticas públicas para mulheres, Giovana Vargas; prefeito de Nioaque Valdir Júnior; prefeito de Sidrolândia Dr. Marcelo de Araújo Ascoli; diretor-adjunto da Funtrab Clistiano Fernandes; secretário Especial de Governo Carlos Alberto de Assis, dentre outros.
Cláudia Yuri(Fundação do Trabalho de MS)