Campo Grande (MS) – O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e um dos entraves na conquista por emprego é a falta qualificação social e profissional, a maioria das vagas oferecidas por meio das agências da Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) exigem qualificação. Em média cerca de 80% dos empresários que disponibilizam vagas nas 33 agências públicas “Casas do Trabalhador”, buscam candidatos qualificados.
A coordenadora de qualificação profissional da Funtrab Rosália Ferreira, ressalta a importância da qualificação, “ o trabalhador que busca ter mais conhecimento e qualificação, abre um leque de opções no mercado de trabalho, me deparo com pessoas que têm várias habilidades, porém não sabem como aplicar na prática, e os cursos auxiliam esses trabalhadores na aplicabilidade dos talentos ”, ressaltou Rosália.
Por isso, a Funtrab buscou várias parcerias e realizou 18 cursos de qualificação social e profissional, na modalidade on-line (10 cursos) e no presencial (8 cursos), com o total 918 trabalhadores qualificados, de março a novembro deste ano. Os cursos foram nas áreas de vendas, práticas administrativas, atendimento ao público, orientações sobre mercado de trabalho, plano de negócio, dentre outros.
O último curso ministrado neste ano foi de atendimento ao cliente em Ponta Porã, para 93 educandos, e o participante Renato Alves Antunes ressaltou muita importância do conhecimento adquirido, “ o curso foi excelente, trouxe muita clareza e objetividade, me fez refletir um pouco, e aprendi como devo me portar para atuar no mercado de trabalho”, declarou Renato.
As qualificações dos trabalhadores ocorreram com parcerias entre a Funtrab, as prefeituras de Ponto Porã e Chapadão do Sul, Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SSP/MS), Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude (Subjuve), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).