Campo Grande(MS) – Na semana passada, o Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho de MS(Funtrab), pelo convênio MTE/SENAES-FUNTRAB nº 761679/2011, Projeto MS Solidário, realizou na cidade de Taquarussu e Batayporã, um Seminário de Mobilização e Sensibilização, com o intuito de fomentar a geração de renda dos produtores de agricultura familiar, grupos de artesãos e outros.
O Projeto MS Solidário através de ações integradas de Economia Solidária consiste em contribuir com a superação da extrema pobreza e fortalecimento do movimento de Economia Solidária no Estado de Mato Grosso do Sul; implementar as ações já em andamento; contribuir por meio de iniciativas econômicas solidárias, através de ações de mobilização, sensibilização, formação, e organização sócio comunitária. Também visa o desenvolvimento territorial sustentável oportunizando a geração de trabalho e renda as famílias atendidas por programas sociais de transferência de renda; proporcionar a inclusão social e produtiva das mesmas.
O público-alvo abrange as famílias em situação de pobreza, empreendimentos de economia solidária em áreas urbanas, quilombolas (afrodescendentes), indígenas das etnias terena, kadiwéu, guarani/kaiowá, assentados da Reforma Agrária e empreendimentos da agricultura familiar. Com a realização destas ações, espera-se a inserção no mercado econômico, local e estadual, na modalidade de economia solidária, de empreendedores de mini e pequeno porte, possibilitando novas oportunidades de obtenção de renda.
Em Taquarussu, 29 pessoas participaram com trabalho informal, e em Batayporã, 43 pessoas, destacando o Grupo do Sindicato de Pescadores, Assentados e dentre outros. O Projeto MS Solidário é executado pela Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária da Funtrab e nesta ação participaram os supervisores Terezinha de Jesus e Romeu Schaeffer e os agentes Marisa de Oliveira, João Felipe Marcos e Joel da Costa Neto.
Assessoria de Comunicação Funtrab