Nesta segunda-feira (19/08), a Secretaria de Estado de Administração (SAD) deu início ao Projeto de Mapeamento de Fluxos e Processos em Gestão de Pessoas, no âmbito do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Servidores de 34 órgãos do governo estiveram presentes nesse evento de sensibilização e introdução ao tema, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
A SAD explanou os objetivos e a importância dessa iniciativa para transformar as práticas de gestão de pessoas no Estado.
O projeto de mapeamento de processos, além de atender uma demanda estratégica do governo estadual, também é uma resposta à necessidade de otimizar o serviço público, garantindo que os fluxos de trabalho estejam alinhados com as melhores práticas e que os servidores possam atuar de maneira mais eficaz e integrada.
A partir desta sensibilização, os órgãos participantes iniciarão as oficinas práticas, que visam capacitar os gestores e suas equipes para a aplicação das técnicas de mapeamento e análise de processos. A expectativa é que essa iniciativa gere impactos positivos em áreas críticas da gestão pública, proporcionando um serviço de qualidade para toda a população de Mato Grosso do Sul.
A superintendente em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SAD, Lea Maria Ribeiro reforçou a importância do projeto de mapeamento de fluxos e processos para a Administração Pública, uma vez que “a ação é uma entrega do Contrato de Gestão da SAD na área de Gestão de Pessoas, que envolve, de maneira transversal, todos os órgãos do Governo do Estado.”
O técnico organizacional da Gerência de Gestão de Pessoas(GGP), lotado na Funtrab, José Carlos Borges, elogia o aprendizado que obteve. “Julguei de suma importância o projeto implantado para que os procedimentos administrativos voltados a área de Gestão de Pessoas se padronizem nos demais órgãos, para que não haja incoerência e que os servidores se sintam satisfeitos e realizados com os direitos e vantagens cabidos a cada um, desde sua investidura no serviço público até a sua carreira final, através da aposentadoria, proporcionando dessa forma agilidade, eficiência e clareza”. Dentre as atribuições do técnico, estão: a análise de aposentadorias, abono de permanência, averbação por tempo de contribuição, lançamentos de direitos e vantagens de servidores na vida funcional, Sistema SISGED, Sistema E-ms, Sistema SISPREV, e outros serviços afetos a área de Recursos Humanos.
Próximos dias
Nos próximos meses, os órgãos envolvidos participarão de encontros presenciais para mapear os fluxos e processos de cada órgão em 16 temáticas. As primeiras oficinas acontecem a partir de amanhã(20/08) e 22 e 27 e 29 de agosto, na Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov MS).
Com o apoio constante da SAD, o Governo do Estado segue comprometido em investir na qualificação e na valorização dos servidores, sempre com foco em oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado à população.
Programa de Gestão de Pessoas para o Futuro
O Programa de Gestão de Pessoas para o Futuro, conduzido pela SAD em parceria com a Escolagov, é uma das principais estratégias do governo para a modernização da administração pública. Através de ações como a capacitação contínua dos servidores e o mapeamento de processos, o programa visa preparar o estado para os desafios futuros, promovendo um ambiente de trabalho saudável, eficiente e alinhado às demandas contemporâneas.
Com informações da SAD