Campo Grande (MS) – Ontem (22) a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) recebeu servidoras públicas federais que vieram averiguar as ações do projeto da Funtrab “MS Sustentáveis”. Foi possível averiguar a eficiência nas ações no município de Anastácio (MS).
Estiveram reunidas a técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes-MTE), Ada dos Santos Bento, a Chefe do Núcleo de Economia Solidária de MS, Beatriz Lemes dos Santos, e a Coordenadora de Economia Solidária da Funtrab, Sandy Fontoura e a supervisora do Projeto “MS Solidário”, Terezinha Fátima de Jesus.
A visita foi para acompanhar os empreendimentos beneficiados no projeto, em três locais: Cooperativa dos Produtores Rurais da região do Pulador de Anastácio, associação de Mulheres do Assentamento Monjolinho (AMAM), Grupo de Produção Sustentável do Assentamento São Manoel (Grupo Baru).
Com a vistoria foi possível verificar a importância do projeto e a contribuição que faz para os empreendimentos. De acordo com a Coordenadora Sandy Fontoura, a visita foi bem técnica, para verificar todos os detalhes das ações, “nós fazemos todos os trabalhos com muita seriedade, para contribuir com a geração de trabalho e renda no MS”, declarou Fontoura.
“MS Solidário”
Este projeto se propõe por meio de ações integradas de economia solidária: contribuir com a superação da extrema pobreza e fortalecimento do Movimento de economia solidária no Estado; implementar as ações em andamento; contribuir por meio de iniciativas econômicas solidárias, com de ações de mobilização, sensibilização, formação, e organização sócio comunitária; visar o desenvolvimento territorial sustentável oportunizar a geração de trabalho e renda as famílias atendidas por programas sociais de transferência de renda; proporcionar a inclusão social e produtiva das mesmas.
O público alvo são as famílias em situação de pobreza, e empreendimentos de economia solidária em áreas urbanas, quilombolas (afro-descendentes), indígenas das etnias Terena, Kadiwéu, Guarani/Kaiowá e assentados da reforma agrária e empreendimentos da agricultura familiar.
Tem como objetivo mobilizar o público alvo da economia solidária, com informações e conhecimentos para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao segmento, tais como: Apresentação do projeto; o que é economia solidária e seus empreendimentos; produção, comercialização, consumo e finanças solidárias; microcrédito, bancos comunitários, clube de trocas, fundos rotativos; fóruns Brasileiro e Estadual de Economia Solidária.
De 2016 a 2017 o Projeto “MS Solidário”, executou 12 seminários de sensibilização e mobilização, com cerca de 50 participantes em cada seminário, totalizado em 439 beneficiados, nos seguintes municípios: Antônio João, Bataguassu, Batayporã, Coronel Sapucaí, Douradina, Eldorado, Itaquiraí, Itaporã, Japorã, Mundo Novo, Paranhos e Taquarussu.
Também foram realizadas cinco oficinas , com a duração de dois dias e para um público de cerda de 25 pessoas por oficina, nos seguintes municípios: Jardim, Mundo Novo, Japorã, Itaporã e Douradina.
Além dessas ações a Funtrab realizará oficinas de designer, três feiras regionais em Dourados, Ivinhema e Corumbá, e uma feira estadual de economia solidária em Campo Grande.
Magna Melo (Fundação do Trabalho de MS)